Treinamento Prático de Extremos Climáticos ocorre no Largo do Rosário neste sábado, dia 22
O Treinamento Prático de Extremos Climáticos será realizado neste sábado, 22 de junho, das 9h30 às 12h, no Largo do Rosário, no centro de Campinas. A iniciativa vai contemplar técnicas de enfrentamento a diversas situações cotidianas relacionadas ao clima.
A organização é do Orçamento Cidadão e da Defesa Civil de Campinas com apoio do Corpo de Bombeiros, Sanasa, CPFL e Secretarias do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Saúde; e Serviços Públicos. O treinamento é um desdobramento da Capacitação de Líderes Comunitários para Enfrentamento de Extremos Climáticos, que foi realizada nas cinco regiões de Campinas entre os meses de março e maio.
Cerca de 50 pessoas já estão confirmadas no treinamento. Entre elas, há líderes comunitários, conselheiros do Orçamento Cidadão e mais pessoas que participaram das primeiras edições teóricas. Quem quiser se inscrever antecipadamente para o treinamento pode fazê-lo por meio do link: https://docs.google.com/
Riscos
O treinamento será uma oportunidade para que todos que participaram das primeiras edições possam conhecer e vivenciar na prática situações que podem encontrar no dia a dia. O Corpo de Bombeiros, por exemplo, vai ensinar como sair de um carro energizado e a Secretaria de Serviços Públicos como proceder com relação a galhos de árvores que possam ter caído sob a fiação.
Na ação também será trabalhado o tema da pessoa com deficiência, com atividades que simulam os desafios que PCDs enfrentam em seu cotidiano e em situações de emergência.
Como parte do treinamento, a Defesa Civil vai mostrar como medir quantidade de chuva com pluviômetro e ensinar como se cadastrar para receber os alertas por SMS com informações de risco e autoproteção enviando mensagem com o CEP para o 40199.
Saúde
Equipe da Secretaria de Saúde estará no evento para oferecer orientações de prevenção contra a dengue e a febre maculosa. Os participantes também vão aprender como tirar um carrapato da melhor forma e como recolher um morcego morto. Será uma oportunidade também para ver como registrar fotografias no SISS-Geo, plataforma da Fiocruz, que ajuda a identificar possíveis riscos à saúde pública a partir do registro de imagens de animais mortos.
A Sanasa também vai levar o furgão que simula uma residência para identificar vazamentos. A empresa ensinará ainda como vedar a caixa d’água para evitar que o local se torne criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, febre amarela chikungunya e Zika vírus.
Serviço
Treinamento Prático de Extremos Climáticos
Data: 22/06/2024 (sábado)
Horário: 9h30 às 12h
Onde: Largo do Rosário, Centro
Jornal do Castelo
Contato: (19) 99545-2000
|