Lume comemora 25 anos do espetáculo “Café com Queijo” com apresentações gratuitas
Café com Queijo
Os 25 anos do espetáculo “Café com Queijo” serão comemorados nos dias 19, 20 e 21 de julho, sempre às 21 horas, na sede do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume). Todas as apresentações são gratuitas. A primeira apresentação contará com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). As senhas para a entrada começarão a ser distribuídas uma hora antes do início do espetáculo.
O evento é parte integrante do 1º Ciclo do Projeto “Atuação e presença”, viabilizado com o apoio da Lei Paulo Gustavo a partir de editais do governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
A peça, com 80 minutos de duração, é destinada para pessoas com 12 anos ou mais.
Criado em 1999, o espetáculo Café com Queijo, protagonizado pelos atores-pesquisadores Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini, já se apresentou em aproximadamente 60 municípios do Brasil, tendo participado dos principais festivais nacionais e internacionais de teatro e nas cidades de Lisboa, Évora e Santo André, em Portugal. Em 2018, a circulação pela Amazônia teve um sabor especial, pois o espetáculo passou por algumas das áreas onde foi feita a pesquisa de campo.
No aconchego de uma colcha de retalhos, a montagem fala de um pouco de tudo: curas para males de saúde e do coração, artes da conquista, comida, festa, morte, trabalho, solidão, aculturação. Neste espetáculo delicado, tudo tem cheiro e sabor, e não apenas de café com queijo ralado, bebida experimentada durante as visitas que os atores e as atrizes fizeram às casas no interior de Tocantins.
Café com Queijo é um espetáculo de conversas e histórias, entremeadas por canções e versos, que compartilha com o público as vozes e as vidas encontradas pelas atrizes e pelos atores em suas andanças pelo Brasil. Por sinal, esses “personagens” recriados no espetáculo foram inspirados nos próprios moradores das regiões visitadas, como Seu Teotônio, Dona Maria, Dona Maroquinha e Seu Mata-Onça.
Por conta disso, vale destacar que a montagem foi toda concebida a partir da Mímesis Corpórea, uma das linhas de pesquisas do Lume Teatro. “A Mímesis Corpórea trata da observação, trata de encontros, tanto com pessoas, textos e fotografias quanto com coisas e animais. Sempre parte de alguém que observa e algo a ser observado. No caso do Café com Queijo, são pessoas que a gente conheceu e se relacionou, observando a corporeidade, a voz, a fala, o ritmo e como eles se relacionavam com o seu meio”, destaca a atriz-pesquisadora Raquel Scotti Hirson.
SAIBA MAIS
O quê: Lume em Casa | Julho | Café com Queijo, com apresentações gratuitas
Quando: Sexta-feira (19/7), sábado (20/7) e domingo (21/7), às 20h
Onde: Lume Teatro (Rua Carlos Diniz leitão, 150 | Vila Santa Isabel | Barão Geraldo | Campinas/SP).
Quanto: Entrada franca (os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação).
Informações: @lumeteatro
Importante: a sessão de sexta-feira (19/7) contará com Intérprete de Libras.