Lume Teatro abre as celebrações de 40 anos de fundação
Lume Teatro
O ator Luís Otávio Burnier (1956-1995) se torna presença viva no Lume Teatro (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais – UNICAMP), referência internacional de companhia teatral. Em 2025, mais do que nunca, já que o grupo completa 40 anos de fundação. O pontapé das celebrações será com o Terra Lume, tradicional evento artístico e pedagógico organizado pelo núcleo. As atividades presenciais e gratuitas, abrigadas na sede da companhia, em Barão Geraldo, em Campinas (SP), serão realizadas entre a próxima terça-feira (28/1) e 25 de fevereiro.
A edição 2025 do Terra Lume será composta de diversas atividades artísticas e pedagógicas, entre as quais cursos, escambos teatrais, desmontagens, espetáculos, mostras de filme e conferências abertas. A organização ficará por conta de todos os atores-pesquisadores do Núcleo: Ana Cristina Colla, Carlos Simioni, Jesser de Souza, Naomi Silman, Raquel Scotti Hirson, Renato Ferracini e Ricardo Puccetti.
“Tratando-se da nossa sociedade brasileira, em que o válido ainda é o novo e o imediato, celebrar as quatro décadas de um grupo que preza pela continuidade e por ações duradouras é quase um milagre. O Lume Teatro sempre se pautou em não ser um grupo apenas fazedor de espetáculos. Mais do que isso, prezamos pela pesquisa e pela investigação do ator, da sua relação com as muitas linguagens e o seu encontro com o público. Trata-se de algo ainda inovador no Brasil. Por isso, comemorar essa data é reconhecer um legado deixado para a identidade do teatro brasileiro”, avalia Ricardo Puccetti, ator-pesquisador do Lume Teatro.
Um dos destaques da programação será a Conferência Aberta: Lume 40 anos – Memória em Canção, em cartaz em três datas: 9, 16 e 23 de fevereiro, sempre às 20h30. Protagonizada pelos sete atores-pesquisadores do Lume Teatro, a montagem propõe um encontro íntimo e sensível entre lembranças, música e canto.
“Além de permitir estarmos todos juntos novamente em cena, essa conferência nos ajuda a celebrar as quatro décadas a partir das muitas memórias que temos, entre as quais as de ensaios, de pesquisas, de viagens, de intercâmbios e de convivência. E dentro da pluralidade de linguagens que já trabalhamos, o cantar é algo que nos une e nos traz grande prazer. Aliás, a música e o canto estão presentes em todos os nossos espetáculos. É muito tradicional, é muito Lume! Por isso, decidimos recontar a nossa trajetória por meio dessas canções resgatadas, que são carregadas de lembranças, sentimentos e emoções”, destaca Naomi Silman, atriz-pesquisadora do Lume Teatro.
Para abrilhantar ainda mais a abertura das festividades, a programação contará com a participação do Grupo Labirion, renomada companhia teatral italiana. Além de ministrarem um curso e participarem da demonstração técnica A Personagem como Obra de Arte (19/2, às 20h30), os atores italianos encenarão o espetáculo Cadú, em cartaz em 22 de fevereiro, às 20h30. “Com a vinda do Grupo Labirion, conseguimos reforçar a identidade do nosso grupo, que sempre se orientou pela pluralidade de estéticas e pelo crescimento artístico fundamentado na experiência da troca”, finaliza Naomi.
A Programação
28/1, às 20h30
Exibição do documentário Café com Queijo – Uma viagem para além da cena, de Alessandro Poeta (Lume Teatro).
29/1, às 20h30
Palestra O Corpo em Arte, com o ator-pesquisador Renato Ferracini (Lume Teatro).
31/1, às 20h30
Atividade artística Serestando Mulheres, com a atriz-pesquisadora Ana Cristina Colla (Lume Teatro).
4/2, às 20h30
Exibição do documentário Café com Queijo – Uma viagem para além da cena, de Alessandro Poeta (Lume Teatro).
7/2, às 20h30
Atividade artística Quando os Subtextos São Textos, com a atriz-pesquisadora Raquel Scotti Hirson (Lume Teatro).
8/2, às 20h30
Atividade artística 4,5,4,3… Um passo por vez, com a produtora cultural Cynthia Margareth (Aflorar Cultura).
9/2, às 20h30
Conferência Aberta Lume 40 anos – Memória em Canção, com os atores-pesquisadores do Lume Teatro.
11/2, às 20h30
Exibição do documentário Café com Queijo – Uma viagem para além da cena, de Alessandro Poeta (Lume Teatro).
14/2, às 20h30
Demonstração técnica Prisão para a Liberdade, com o ator-pesquisador Carlos Simioni (Lume Teatro).
15/2, às 20h30
Demonstração técnica Não tem Flor Quadrada, com a atriz-pesquisadora Naomi Silman (Lume Teatro).
16/2, às 20h30
Conferência Aberta Lume 40 anos – Memória em Canção, com os atores-pesquisadores do Lume Teatro.
19/2, às 20h30
Demonstração técnica A Personagem como Obra de Arte, com o Grupo Labirion, da Itália.
20/2, às 20h30
Atividade artística Cabaré Efêmero conduzida pelo ator-pesquisador Ricardo Puccetti (Lume Teatro).
22/2, às 20h30
Espetáculo Cadú, do Grupo Labirion, da Itália.
23/2, às 20h30
Conferência Aberta Lume 40 anos – Memória em Canção, com os atores-pesquisadores do Lume Teatro.
25/2, às 20h30
Exibição do documentário O que é a Palhaçaria Sagrada?, com a atriz-pesquisadora Naomi Silman (Lume Teatro) e de Alessandro Poeta (Lume Teatro).
O Lume
Fundado em 1985, o Lume Teatro se tornou uma referência internacional na pesquisa da arte da atuação. Composto atualmente pelos atores pesquisadores Ana Cristina Colla, Carlos Simioni, Jesser de Souza, Naomi Silman, Raquel Scotti Hirson, Renato Ferracini e Ricardo Puccetti, o grupo já se apresentou em mais de 30 países, atravessou quatro continentes e vem desenvolvendo parcerias com coletivos, universidades, pensadores, mestres, mestras e artistas da cena mundial.
Para mais informações basta acessar: www.lumeteatro.com.br.
Serviço:
O quê: Terra Lume | 40 anos de Lume Teatro
Quando: De terça-feira (28/1) a 25 de fevereiro
Onde: Lume Teatro (Rua Carlos Diniz leitão, 150 | Vila Santa Isabel | Barão Geraldo | Campinas/SP).
Quanto: Entrada franca.
Informações: @lumeteatro