Lume Teatro abriga temporada gratuita do espetáculo de clown La Scarpetta

Protagonizada pelo ator-pesquisador Ricardo Puccetti, sob a direção do palhaço italiano Nani Colombaioni,  La Scarpetta será encenada de sexta (20/9) a domingo (22/9), às 20h, na Sede do Lume Teatro, distrito de Barão Geraldo, em Campinas (SP). A entrada é franca.

 

A temporada de La Scarpetta faz parte do Ciclo 1 | Lume em Casa, que integra o projeto Atuação e Presença contemplado pela Lei Paulo Gustavo (Edital LPG nº 18/2023 – Manutenção de Atividades). Realizada pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia e Indústrias Criativas, a iniciativa abre a celebração de 40 anos de fundação do Lume Teatro, que será celebrada em 2025.

 

Na cena, o Palhaço Teotônio, uma espécie de artista “pau para toda a obra”, apresenta seu Spettacolo Artistico, composto de números de magia, equilibrismo, contorcionismo, música e acrobacia com ovos, provocando e surpreendendo o Respeitável Público, que vê surgir diante de si o caos. Com grande vivacidade, o jogo de Teotônio é contagiante, fazendo da alegria uma potência anárquica. Ou seja, uma demonstração do potencial de guerrilha do palhaço com o seu subversivo poder de transformação.

 

“Uma das características principais do meu palhaço é justamente essa transformação, que o Nani Colombaioni sacou desde o início do trabalho. Teotônio é todo atrapalhado, todo confuso, se mete a todo instante em problemas e enrascadas, mas está sempre feliz e otimista, buscando resolver as adversidades do seu caminho e, claro, jamais desistindo. A ideia do solo ficou sobre esse poder. Ele chega para fazer um show, nada dá certo, mas continua, sempre continua…”, pontua o ator-pesquisador.

 

Um dos destaques do solo, de acordo com o protagonista, está na parceria do Lume Teatro com Nani Colombaioni, artista italiano circense de renome, cuja família remonta à Commedia Dell’Arte. Ao longo de três anos, imerso em um intercâmbio abrigado na Itália, Ricardo Puccetti foi tecendo, a partir da observação e dos saberes do velho palhaço, o espetáculo em cartaz. Após a morte de Nani, em 1999, os laços não desataram: o artista brasileiro passou, desde então, a trabalhar e aprender com o filho do mestre, o também palhaço Leris Colombaioni.

 

“A Família Colombaioni tem um repertório de soluções e ideias que é impressionante. Por exemplo, se o chapéu do palhaço cai, os Colombaioni têm 50 maneiras de pegá-lo, todas elas muito interessantes e criativas. O que mais me pegou no trabalho com o Nani foi essa riqueza de criação, do imaginário do palhaço e da mistura dos repertórios que precisam estar todos a serviço da concepção de uma cena ou de um número. Isso tudo aliado a um tempo cômico muito preciso e que precisa ser respeitado para dar certo”, destaca Ricardo.

 

E como manter o espetáculo em pleno vigor, mesmo após quase 30 anos em cartaz? “Na verdade, eu tenho que estar mantendo é a vivacidade do meu palhaço. Eu vejo a palhaçaria como uma lente de aumento. O palhaço é como se a gente colocasse uma lente de aumento na própria pessoa. Por isso, tal como esse indivíduo por detrás, o palhaço também vai crescendo, se desenvolvendo, ficando mais velho, o corpo se transformando e mudando ainda a maneira de ver o mundo. Ele nunca pode estar cristalizado. Inclusive, com sua relação com a plateia, que também é dinâmica e diferente a cada encenação”.

 

Por fim, qual mensagem Teotônio gostaria de estampar na mente da plateia a partir de suas peripécias circenses? Ricardo Puccetti responde pelo fanfarrão: “A que a vida vale a pena ser vivida, independentemente das coisas que acontecem, dos obstáculos e dos problemas. Precisamos estar sempre dispostos a aprender e a nos divertir com o ato de viver e experimentar”, finaliza o ator-pesquisador.

 

SAIBA MAIS

O quê: Lume em Casa | Setembro | La Scarpetta
Quando:
 Sexta-feira (20/9), sábado (21/9) e domingo (22/9), às 20h
Onde: Lume Teatro (Rua Carlos Diniz leitão, 150 | Vila Santa Isabel | Barão Geraldo | Campinas/SP).
Quanto: Entrada franca (os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação).
Informações: @lumeteatro

 

Read Previous

Inscrições para a 39ª Corrida Integração do Grupo EP terminam na segunda, 23 de setembro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *