MIS Campinas inaugura sala permanente dedicada a Hercule Florence

O Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) inaugura no sábado, 18 de maio, uma sala expositiva inédita e permanente dedicada a Hercule Florence, responsável pela descoberta isolada da fotografia. A cerimônia será às 10h e a abertura ao público, das 12h às 16h. A entrada é gratuita.

 

Os visitantes poderão conhecer a cronologia da vida de Hercule Florence e as experiências relativas à invenção da fotografia por meio de protótipos tridimensionais reconstruídos a partir dos manuscritos originais e acompanhados de vídeos, totens, painéis e QR Codes explicativos.

 

O projeto foi contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo) e tem a parceria do Instituto Hercule Florence, responsável pela salvaguarda das obras, registros e escritos do artista, e contará com ações educativas e recursos de acessibilidade.

 

Haverá também visitas guiadas para estudantes dos ensinos público e privado, uma página na internet com o conteúdo da exposição, material educativo disponibilizado em PDF para download gratuito (além de exemplares físicos com distribuição também de graça), oficinas de reconstrução do método de Hercule Florence, além de oficinas em escolas para estimular a visita à exposição e difundir conhecimentos em torno da fotografia e dos inventos de Florence.

 

Programação

 

A abertura da sala contará com uma mesa de debates com a presença de Fernanda Pitta, curadora; Rubens Fernandes Jr., historiador e colecionador de fotografias; e Sérgio Burgi, diretor do Instituto Moreira Salles, com medição de Francis Lee, diretora do Instituto Hercule Florence, além de uma visita guiada com representantes do Festival Hercule Florence e do Instituto Hercule Florence.

 

Na véspera, na sexta-feira, dia 17, será realizada a oficina prática experimental “As impressões de Hercule Florence”, com Roger Sassaki, fotógrafo que tem uma pesquisa pessoal em processos históricos fotográficos em seu ateliê, em São Paulo. Nesta oficina, o grupo vai tentar refazer os métodos de impressão pela luz do sol descritos por Florence. A oficina será realizada das 9h às 18h, e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/pVDwSTLFHWnoCPHEA

 

E, no domingo, dia 19, será realizada uma caminhada fotográfica com a proposta de explorar a história de Campinas por meio da arte da fotografia. Com saída prevista para 9h, no MIS, o roteiro inclui visita ao centro de Campinas, chegada ao busto de Hercule Florence, no Largo São Benedito, passagem pela antiga casa de Hercule Florence, no marco zero da cidade, e retorno ao MIS. A caminhada conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

 

Serviço:

Inauguração Sala Hercule Florence

Data: 18/05 (sábado)

Horário: 10h (mesa redonda) 12h às 16h (abertura ao público)

Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS)

Endereço: Rua Regente Feijó, 859, Centro – Campinas – SP

Entrada gratuita

Read Previous

Essência: Dança Guerreira faz apresentação gratuita no Centro neste sábado, 11 de maio

Read Next

2 º Festival de Pião será dia 19 no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *