Negociações de dívidas pelo Refis em Campinas terminam hoje às 23h59
Nesta sexta-feira, 22 de dezembro, às 23h59, encerra-se o prazo do Refis para contribuintes negociarem dívidas com a Prefeitura de Campinas com desconto de até 70% em juros e multas. A medida é válida para tributos como como IPTU, ISSQN e ITBI; já no caso das multas do Procon, da Vigilância Sanitária e da Cofit, o abatimento é sobre o valor principal da dívida.O prazo não será prorrogado. As negociações de pessoas físicas estão sendo feitas pela internet, no link https://portal.campinas.sp.
“Como as negociações podem ser feitas pela internet, é importante que o contribuinte acesse o sistema e faça as simulações e o acordo o mais cedo possível, para não correr o risco de ficar fora do programa”, disse o secretário de Finanças, Aurílio Caiado. Diferente de outras edições do programa, este ano o Refis não pode ser prorrogado, porque 2024 é um ano eleitoral. “Quem ainda não fez a negociação tem que correr, para não perder o desconto juros e multas pode chegar a 70%, ou seja, uma grande chance de quitar as dívidas”, completou.
O diretor de Cobrança e Controle de Arrecadação, Fabrício Nunes Melonari, lembra que o contribuinte pode fazer o agendamento para pagamento futuro. “É possível fazer a negociação e emitir o boleto para o dia 26 de dezembro, ou seja, o pagamento não precisa ser feito no ato”, disse. “Quem emitir a guia para pagamento futuro só não pode esquecer de pagar o valor no dia certo e, se for deixar agendado no banco, é preciso ter certeza de que haverá salto, porque não será possível emitir outro boleto”, explicou.
Negociações
Como neste ano as negociações do Refis serão feitas de forma online, é importante que o contribuinte que ainda não tem acesso ao Ambiente Exclusivo faça o credenciamento o quanto antes. O acesso à plataforma é feito pelo endereço https://portal. campinas.sp.gov.br/servico/ ambiente-exclusivo-financas.
Nos casos de pagamento à vista de IPTU é ainda mais prático, basta emitir a guia na página de Finanças, no portal da Prefeitura (https://portal.campinas.sp. gov.br/servico/demonstrativo- de-debito-de-imovel-e-guia-de- pagamento-iptu).
Parcelamentos
Os parcelamentos pelo Refis poderão ser feitos em até 12 vezes sem encargos e em até 60 vezes com 6% de juros compensatórios ao ano. Quem tem dívida superior a R$ 1 milhão poderá parcelar em até 96 vezes. Quem tiver dívidas não tributárias terão descontos no valor principal da dívida.
Para informações, os contribuintes podem acessar o chatbot de Finanças (https://portal.campinas.sp. gov.br/servico/chat- secretaria-de-financas) ou acesse o hotsite do Refis 2023 (https://campinas.sp.gov.br/ refis2023).