No dia do vira-lata Dpbea lembra a importância da adoção responsável

Conhecidos como vira-latas, os cães e gatos Sem Raça Definida (SRD) têm um dia só deles. A data é comemorada em 31 de julho. O vira-lata é o cão ou gato que possui uma combinação genética exclusiva, ou seja, é fruto do cruzamento de diversas raças. Apesar de ser crime, muitos destes animais são abandonados, moram nas ruas e precisam de um lar. Em Campinas, o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (Dpbea) incentiva a adoção responsável e possui vários cães e gatos prontos para serem adotados.

 

Os animais recolhidos pelo Samu Animal e levados ao Dpbea são tratados, vermifugados, castrados, microchipados e ficam disponíveis para adoção pelo Portal Animal Campinas  https://portalanimal.campinas.sp.gov.br , que continua sendo o principal caminho para quem quer adotar.

 

Outra opção são as feiras de adoção. No mês de agosto, vão acontecer duas edições na Lagoa do Taquaral – dias 11 e 25 – no porão 1 do Parque.

 

Critérios

 

O objetivo das feiras é estimular o acolhimento desses animais sob a guarda da Dpbea pela população. Os interessados em adotar passam por entrevista e, no momento de levar o animal, é importante que tenham coleira, guia para os cães e caixa de transporte para os gatos.

 

Além disso, os tutores devem ser maiores de 18 anos e apresentar documentos pessoais e comprovante de endereço. Abrigados pelo órgão, atualmente são mais de trezentos animais que esperam uma chance de conseguir um lar, cuidados e amor.

Pacoca Foto Rogerio Capela
Vira-lata Paçoca_Foto: Rogério Capela

A história de Paçoca

Paçoca, o novo cãozinho mascote do Dpbea, é filho de Flan, uma cachorra SRD, que estava machucada e foi resgatada pelo Samu Animal, em março deste ano, na Vila Padre Anchieta, distrito de Nova Aparecida.

 

Quando foi encontrada, estava com dez filhotes bastante debilitados. Destes, oito sobreviveram. A Flan e alguns de seus filhotes (com exceção de Paçoca) estão castrados e disponíveis para adoção.

Read Previous

Documentário “Mão na Lata: Pixo, Risco e Ação” será lançado no MIS Campinas nesta quarta-feira, 31

Read Next

“A Cigarra e a Formiga” tem curta temporada no Teatro Carlito Maia

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *