Operação conjunta fiscaliza comércio de recicláveis em Campinas
Em Campinas, numa operação integrada entre a Guarda Municipal, a Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) e a Setec foi iniciada uma ação na noite de ontem (quarta-feira, 17 de maio) com o objetivo de fiscalizar locais clandestinos de compra e venda de materiais recicláveis. O foco, além de fiscalizar, era verificar irregularidades e saber se estes locais são possíveis receptadores de fios e cabos de energia furtados de residências e estabelecimentos comerciais durante as noites e madrugadas. A ação foi realizada na região Central da cidade, entre 20h e 1h30.
Os agentes de segurança da GM e fiscais administrativos estiveram em seis pontos que comercializam este tipo de material. Durante a ação, um ponto de compra e venda foi encerrado pela fiscalização, seis veículos foram recolhidos e levados ao pátio da Emdec por infrações de trânsito. Outros três locais não tinham alvará de funcionamento e os responsáveis foram notificados pela Seplurb para encerrar as atividades e os orientados a regularizar a documentação. Dois locais estavam fechados.
Em um dos pontos vistoriados, no bairro Bonfim, cinco veículos, dentre eles duas kombis e um caminhão pequeno que seriam utilizados para o transporte e compra e venda de materiais recicláveis foram recolhidos e levados ao pátio da Emdec por infrações de trânsito e documentação irregular. “Os cinco veículos estavam estacionados em ângulo de 90 graus, metade na calçada e metade na via pública, obstruindo a rua. Além disso, todo o comércio era feito na rua”, disse o subcomandante da Guarda Municipal, Edilson da Silva. Neste mesmo ponto, a Setec apreendeu uma grande quantidade de materiais recicláveis, gêneros alimentícios, cigarros e bebidas alcoólicas, vendidos em uma kombi, sem a licença da autarquia para esta finalidade. Com a apreensão dos veículos, este local clandestino de compra e venda foi encerrado pela fiscalização.
Um sexto veículo foi recolhido em um comércio no Jardim Baroneza.