Orquestra Sinfônica de Campinas anuncia temporada 2024 com abertura no Teatro Castro Mendes

A Orquestra Sinfônica de Campinas apresenta a programação da temporada artística para 2024. A abertura será neste sábado, 16 de março, com um concerto gratuito, às 20h, no Teatro Municipal Castro Mendes. Os músicos, o maestro Carlos Prazeres e o violonista clássico Pablo Sáinz Villegas prometem uma apresentação de tirar o fôlego. A retirada de ingressos será no dia do concerto e na bilheteria do teatro com duas horas de antecedência, até a lotação máxima da sala.

A temporada será especial por um outro motivo: neste ano de 2024, a Sinfônica de Campinas completa 95 anos de história, um marco importante para um patrimônio cultural e artístico da cidade.

A programação da temporada para 2024 da Orquestra Sinfônica de Campinas foi anunciada nesta quinta-feira, 14 de março, com a presença do prefeito de Campinas, Dário Saadi, que parabenizou a todos pelos 95 anos e pela temporada 2024, que faz parte das comemorações dos 250 anos do município. “Este ano é especial: 250 anos de Campinas, 95 anos da orquestra, que é patrimônio da cidade, do Brasil e do mundo. Eu parabenizo por todo este trabalho histórico de 95 anos e pelo futuro que estamos tentando desenhar com a contratação de novos músicos. É um orgulho ter uma orquestra cumprindo seu papel de levar não somente música clássica e também o de levar cultura musical à população por meio das suas apresentações”, disse Dário.

O prefeito Dario Saadi em entrevista durante o lancamento da temporada 2024 da Sinfonica

                                                                                                                                                                                                                     O prefeito Dário durante cerimônia que anunciou toda programação/Foto: Carlos Bassan

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, disse que a Sinfônica é “uma jovem senhora de 95 anos que está sendo talhada para o futuro da nossa cidade de 250 anos”. Ela apresentou a trajetória da Orquestra, do passado aos dias atuais com o concurso dos músicos, após 13 anos da última contratação. “Desde 1929 a Orquestra nunca esteve tão dinâmica e atual como agora recebendo esses novos músicos”.

Alexandra também destacou o apoio relevante da Sanasa e demais parceiros e patrocinadores. O presidente da Sanasa, Manuelito Pereira Magalhães Júnior, destacou que a parceria é uma soma de essenciais: a essencialidade da distribuição de água e saneamento para as pessoas e também a essencialidade da cultura.

1º Concerto e a Temporada 2024

O maestro Carlos Prazeres falou sobre a temporada 2024 e sobre o primeiro concerto, que terá como convidado Pablo Villegas, o melhor violinista do mundo na atualidade. “A população pode esperar uma temporada visceral, onde ela vai se emocionar cada vez que entrar em um concerto. A gente pensou em cada concerto com este conceito de aproximação (com o público)”, disse.

Segundo o maestro, faz parte deste novo momento da Sinfônica, após a pandemia de covid-19, resgatar o público e conquistar novos espectadores por meio de concertos vibrantes. O primeiro promete emocionar o público. O programa terá Carlos Gomes – Sonata para Cordas em Ré maior; Gabriel Fauré – Pelléas et Mélisande, op.80 e Joaquim Rodrigo – Concerto de Aranjuez.

Pablo Villegas já se apresentou em mais de 40 países com artistas como Plácido Domingo (com quem gravou o álbum “Volver”, de 2018) e orquestras como as filarmônicas de Viena e Berlim. Mas Sáinz Villegas se considera um “violonista do povo”. É um artista aclamado com mais de trinta prêmios internacionais.

 

Read Previous

Dia do Consumidor no Shopping Parque das Bandeiras tem duração de uma semana com cupons exclusivos no app

Read Next

Busca por EaD continua em crescimento para 2024

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *