Pedreira do Chapadão será reaberta neste sábado, 3 de junho
A Praça Ulisses Guimarães, no Jardim Chapadão, em Campinas, mais conhecida como Pedreira do Chapadão, será reaberta neste sábado, 03 de junho. Depois de 4 meses fechado devido ao deslizamento de rochas, o local volta a receber o público em horário normal de funcionamento, das 6h às 21h, todos os dias da semana.
.No período em que permaneceu fechada, a praça recebeu manutenções como o corte de 12 árvores mais antigas e que estavam secas ou eram eucaliptos, podas das demais e a retirada do quiosque que foi destruído pelo deslizamento. Como resultado desta manutenção, foram lotados 15 caminhões (modelos trucks) de entulhamento – restos de rochas, folhas e terra-. A obra mais importante, em termos de segurança, foi a colocação de 800 metros lineares de alambrados, com 1,8 metros de altura, em toda a extensão rochosa, como medida de prevenção e contenção no caso de novo excesso de chuvas.
A instalação de alambrados foi recomendada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), órgão do Estado, após avaliação solicitada pela Prefeitura de Campinas, depois que pedaços das rochas rolaram devido ao excesso de chuvas em janeiro de 2023. “Foi um serviço complexo, porque no solo, onde foram inseridos os postes para o alambrado, há uma laje de pedra, de granito. Foi utilizado um aparelho rompedor para destruir pedaço por pedaço da pedra.
Os mourões (postes de concreto) foram colocados em buracos, de 50 centímetros de profundidade e 40 centímetros de largura, e depois chumbados.”, explica o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.
Ele, em visita ao local, explicou que “Os alambrados vão proteger a vida do usuário, mas lembrando que o IPT já avisou que há risco de ocorrerem novos deslizamentos”, pontua. O secretário afirmou, ainda, que serão instaladas placas de sinalização, reforçando que os alambrados não podem ser ultrapassados.