Prefeitura de Campinas multa homem flagrado despejando entulho em terreno
O descarte irregular de entulho de construção, embalagens de todos os tipos, pedaços de móveis e até resíduos orgânicos, no chão, nas ruas e avenidas, em terrenos públicos e privados e áreas verdes transformam áreas da cidade em cenários desoladores, além de atrair insetos e roedores. No sábado, 22 de fevereiro, durante o 3º mutirão de combate à dengue, no DIC 2, distrito do Ouro Verde, uma ingrata surpresa: um cidadão de Sumaré, com uma caminhonete, foi flagrado descartando vários materiais em um terreno.
O homem será multado pelo Departamento de Limpeza Urbana, da Secretaria de Serviços Públicos de Campinas. A multa é de 200 UFICs (Unidade Fiscal de Campinas) por metro cúbico. No caso de sábado, a pessoa terá de desembolsar quase R$ 980, 00 para reparar a atitude inadequada.
Durante o descarte, ele foi flagrado por profissionais de vários setores da Prefeitura de Campinas, que estavam em mais um dia de luta e trabalho para combater a formação de criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Esses materiais despejados de forma inadequada, contaminam o meio ambiente e atraem moscas, mosquitos – como o Aedes aegypti, vetor da dengue -, baratas, roedores, e tantos outros mais. Quem sofre são os moradores de perto desses locais.
Como descratar de forma correta
Campinas tem coleta de lixo domiciliar na cidade toda, pela qual o lixo é recolhido pelo caminhão em frente a residências e comércios; 16 ecopontos, em diversas regiões da cidade, que recebem, gratuitamente, restos de móveis, de construção, eletroeletrônicos, recicláveis; a Usina Recicladora de Materiais (URM), que recebe resíduos de construção civil de maior porte, levados por caçambeiros e transportadores; 33 pontos de entrega voluntária de recicláveis em áreas de grande circulação, e vários outros serviços.
Como denunciar
Quem presenciar alguém descartando irregularmente deve chamar a Guarda Municipal pelo 153, para flagrante. Para avisar de áreas que estejam com descarte irregular ou outras orientações, pelo telefone 156.
Endereços do ecopontos de Campinas: https://campinas.sp.
Informações da Usina Recicladora de Materiais: https://sircc.
Jornal do Castelo
(19) 99545-2000
|