Projeto colaborativo revitaliza a EMEF Maria de Fátima Faria em Campinas

Projeto Oásis Educar mobiliza alunos, pais, sociedade e voluntários para transformar escolas públicas desde 2009

Neste ano, o Oásis Educar será realizado na EMEF Maria de Fátima Faria, localizada na Rua Paschoal Cúrcio, 94 – Jardim das Bandeiras, Campinas, das 8h30 às 17h deste sábado, dia 15 de junho.

A iniciativa, mediada pela Fundação Educar, é voluntária e mobiliza jovens participantes da Academia Educar, alunos, familiares, equipe da escola e voluntários, promovendo a cidadania e o protagonismo.

Todos os anos, os jovens da Academia Educar selecionam uma escola pública para transformar. Após a escolha por meio de votação, os jovens visitam a instituição selecionada, reconhecem suas belezas e ouvem a comunidade escolar para identificar os sonhos para aquele espaço. Com os sonhos coletados, os jovens classificam o que é possível realizar e buscam recursos e doações para viabilizar a transformação. Antes de colocar a mão na massa, os jovens aprendem e discutem sobre o tema da transformação.

Através de cinco passos – reconhecer belezas, descobrir sonhos comuns, conhecer talentos locais, buscar recursos e colocar a mão na massa – o Oásis Educar mobiliza todos para sonhar e concretizar a transformação do espaço físico da escola. A iniciativa é organizada pela Academia Educar, um dos programas da Fundação Educar, que atua em prol da educação e cidadania há mais de 30 anos, com a proposta de desenvolver jovens protagonistas, capazes de escrever seu projeto de vida e transformar suas realidades.

“O Oásis Educar é uma jornada que convida cada participante a colaborar com seu melhor para a realização de um sonho comum de escolas públicas. O movimento é liderado pelo grupo de jovens da Academia Educar, que através de um processo de escuta, acolhe o sonho dos estudantes e professores, e mobiliza parceiros e voluntários para fazer acontecer! Mais que transformação física, é a ‘revolição’ que acontece em quem participa, que passa a valorizar a potência do lugar e das pessoas, e a entender a importância da participação ativa na construção da sociedade. Um espetáculo!” afirma a Gestora da Fundação Educar, Cristiane Stefanelli.

Em 2023, a Escola Estadual Hugo Penteado Teixeira, localizada no Parque Floresta III, em Campinas, recebeu o Oásis Educar e ganhou um novo colorido. Os grafites destacaram a diversidade, pluralidade, amor, união e paz. “Nenhum desenho ou frase foi aleatório, tudo foi muito bem pensado e decidido pelos estudantes da escola”, conta Cristiane Stefanelli. “E a proposta para este ano para a EMEF Maria de Fátima Faria segue o mesmo ideal: ouvir a comunidade escolar e transformar o seu sonho em realidade.

Na última semana, os jovens da Academia Educar visitaram a escola, ouviram alunos, professores, gestão, colaboradores de apoio, e descobriram que recentemente a EMEF Maria de Fátima Faria passou por uma significativa mudança. Anteriormente, a escola levava o nome de um general, mas foi rebatizada para homenagear a professora Maria de Fátima Faria. Essa mudança de nome foi um dos inúmeros sonhos expressados pela comunidade escolar, que agora deseja pintar e estampar o novo nome e logo da instituição em suas paredes, simbolizando um novo capítulo na história da escola.

Além desse, muitos outros sonhos sairão do papel, e jovens, familiares, professores e voluntários estão prontos para colocar a mão na massa no próximo dia 15. “Você é nosso convidado especial para essa transformação!” convoca Cristiane.

Serviço:

Projeto Oásis Educar

Dia 15 de junho de 2024, das 8h30 às 17h

EMEF Maria de Fátima Faria, localizada na Rua Paschoal Cúrcio, 94 – Jardim das Bandeiras, Campinas/SP

Read Previous

Faculdade em Campinas promove ‘Festa Junina Solidária’ em prol do RS

Read Next

Avenida Moraes Salles será bloqueada por 11 dias a partir de 16 de junho

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *