Projeto de arborização no distrito do Campo Grande propõe ruas mais verdes e frescas

A região do Campo Grande, distrito de Campinas, localizado na região Noroeste do município, recebe projeto de arborização.   Com objetivo de deixar ruas mais verdes, frescas e arborizadas, sombreadas por árvores de espécies adequadas às calçadas da cidade, a iniciativa já beneficiou os bairros Parque Valença 1 e 2. O plantio, feito pela Secretaria de Serviços Públicos, foi retomado nesta semana, na segunda-feira, 18 de fevereiro, no bairro Parque Floresta 1.

 

Trata-se de um projeto que está em andamento desde dezembro de 2024, e prevê o plantio de cinco mil mudas de árvores em 15 bairros do distrito.

 

As mudas são colocadas em calçadas, em frente a residências, comércios e espaços públicos. O distrito do Campo Grande foi selecionado para a continuidade do projeto por ser uma região carente de árvores “e por isso este trabalho de arborização é tão importante”, destaca o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.

 

Os moradores precisam concordar em ter uma árvore na sua calçada. Por isso, antes do plantio, é feito um trabalho de educação ambiental com os moradores do bairro, de porta em porta, para que valorizem ter uma árvore na proximidade da sua residência e saibam que a espécie, selecionada por técnicos, será adequada para a calçada.

 

Nos bairros Parque Valença 1 e 2, onde o projeto começou, as equipes conversaram em 714 residências. Destas, 548 aceitaram o plantio. Além de residências e comércios, o plantio também foi feito nas calçadas de espaços públicos, como escolas e outros.

 

Dos “berços” ao plantio

 

Todas as etapas do serviço são executadas pelas equipes técnicas da Secretaria. Para começar, são selecionadas as espécies adequadas para o local; depois calceteiros abrem os ‘berços’, que são as covas para receber as mudas, e em seguida vem o plantio, As mudas vêm do Viveiro Municipal, onde são cultivadas para abastecer a arborização urbana

 

“A arborização é fundamental no combate às mudanças climáticas. As árvores absorvem os gases de efeito estufa, criam um microclima nas ruas dos bairros, atraem pequenos animais, especialmente pássaros, que pernoitam nas árvores e onde, inclusive, fazem a procriação e o aninhamento.”, reforça o secretário.

 

O plano de arborização no distrito do Campo Grande contempla, até o momento, os bairros Parque Valença 1 e 2, Jardim Santa Rosa, Jardim Nova Esperança, Jardim Maracanã, Jardim Novo Maracanã, Jardim Metonópolis, Parque Itajaí, Jardim Novo Mundo, Parque Floresta 1 e 2, Jardim Lisa, Jardim Liliza, Jardim Santa Clara e Conjunto Residencial São Bento.

 

 

Read Previous

Prefeitura de Campinas lança o Innovation Week 2025

Read Next

Artigo: Locação de imóveis – direitos, deveres e cuidados essenciais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *