Secretário de Desenvolvimento Econômico de São Paulo lança a Coalizão Campinas
Iniciativa segue modelo japonês de realização de negócios regionais em um raio de 50 a 80 quilômetros
O secretário de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Jorge Lima, lançou a Coalizão Campinas, nessa quarta, 3 de maio, na sede da Regional do Ciesp. O presidente do Ciesp, Rafael Cervone e o diretor do Ciesp-Campinas, José Henrique Toledo Corrêa, participaram do evento. Estimular a vocação econômica, atrair investimentos e fortalecer a cadeia produtiva regional, visando o desenvolvimento econômico são os objetivos iniciais da coalizão.
Na apresentação da Coalizão Campinas, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, defendeu a formação de polos econômicos regionais, com fornecedores em um raio de 50 a 80 quilômetros, “a exemplo do modelo japonês”.
Lima afirma que “o subsídio (para as empresas) não é o melhor caminho para o crescimento econômico”. O secretário lembra que a região de Campinas é o segundo maior PIB do Estado (19,8%), perdendo apenas para a Região Metropolitana de São Paulo (51,5%), o que demonstra a pujança da economia paulista. Dentro da visão da Coalizão, ele defendeu a inserção das diversas regiões produtivas, dentro de uma visão estratégica maior, focada no desenvolvimento do Estado de São Paulo.
O presidente do Ciesp, Rafael Cervone, afirma que a Coalizão pode realizar um trabalho para que as empresas sejam mais competitivas, atuando nas cadeias regionais e globais de fornecimento. “São Paulo pode ser um grande exportador para a América Latina como um todo. O México está ganhando essa dimensão nas exportações para os Estados Unidos. Como o secretário falou, a indústria não quer subsídio, quer isonomia competitiva. Com relação a educação já está dando frutos. Nos últimos 12 meses, o Sesi capacitou as Prefeituras, com o reforço escolar para 580 mil alunos”, acrescenta.
O diretor do Ciesp-Campinas, José Henrique Toledo Corrêa, reforça a atuação da Regional, que abrange 19 municípios, formando um polo pujante e que se destaca no cenário econômico nacional. “Temos ações práticas, que já podemos efetivamente colocar na rua. Precisamos trabalhar as diretrizes que estão sendo montadas (pela Coalizão) e movimentar a cadeia produtiva local e regional de maneira efetiva. A nossa região é multissetorial e tecnológica”.
José Henrique Toledo, Jorge Lima, Rafael Cervone e Luiz Alberto Souza/
Foto: Roncon&Graça Com