Sinfônica de Campinas apresenta “Belchior Sinfônico” no Teatro Castro Mendes neste sábado
Concerto em homenagem ao compositor cearense Belchior terá a participação do cantor João Cavalcanti e de Marcelo Caldi, na sanfona
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas leva neste sábado, 30 de novembro, às 20h, ao Teatro Municipal Castro Mendes, o concerto “Belchior Sinfônico”, uma homenagem ao cantor e compositor cearense, Antônio Carlos Gomes Belchior. O concerto foi concebido pelo maestro Carlos Prazeres, que também será o regente da noite.
A apresentação terá a participação especial de Marcelo Caldi, na sanfona, e do cantor João Cavalcanti, que fez parte fundamental na construção poética e do roteiro do evento, segundo Carlos Prazeres.
“Com a intenção de criar um projeto inovador para a Sinfônica de Campinas, tive a ideia de provocar meu querido amigo e parceiro de projetos ousados, João Cavalcanti, para que pensássemos juntos em algo em torno da obra de Belchior. O contraste entre o que ele produziu em vida e a forma rude com a qual se despediu deste mundo, sempre povoou meus pensamentos. O fim da vida de Belchior me faz lembrar a forma como Mozart nos deixou. Ambos tinham em comum a rebeldia e a dificuldade em aceitar padrões impostos pela sociedade. Estamos muito emocionados em entregar postumamente esta homenagem a este artista tão especial. Não se trata simplesmente de um apanhado de músicas com arranjos sinfônicos. É um ritual introspectivo que busca traduzir musicalmente a essência da vida de Belchior”, comenta o maestro.
João Cavalcanti
Foi vocalista por 16 anos do grupo Casuarina, eleito melhor grupo de samba duas vezes no Prêmio da Música Brasileira. Com o Casuarina, João lançou sete CDs e dois DVDs, além de realizar diversas turnês pelo Brasil e pelo mundo. Em 2023, foi indicado ao Grammy Latino pelo álbum Desengaiola, uma parceria com Alfredo Del-Penho, Moyseis Marques e Pedro Miranda. No mesmo ano, João foi solista convidado da Orquestra Sinfônica da Bahia para um projeto ousado concebido por Prazeres: o OSBREGA.
Marcelo Caldi
É um dos músicos mais completos da atualidade. Tornou-se amplamente reconhecido expandindo o precioso legado de mestres da sanfona como Luiz Gonzaga e Chiquinho do Acordeom e esteve presente em todas as edições do São João Sinfônico da OSBA. Ele também já se apresentou como solista de acordeom em concertos com as orquestras Sinfônica Cesgranrio, Sinfônica da UFF, Sinfônica do Recife e Petrobras Sinfônica, para a qual compôs “Alma Carioca”, uma peça sinfônica inédita em homenagem aos 450 anos da cidade maravilhosa. É fundador e maestro da Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro.
SERVIÇO:
Concerto “Belchior Sinfônico”
Data: 30/11 (sábado)
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Castro Mendes
Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial – Campinas – SP
Ingressos R$20 e R$10 pelo site do teatro: https://