Sinfônica de Campinas se apresenta no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe nesta 6ª
Apresentação é aberta ao público que pode participar da entrada solidária com a doação de 1 kg de alimento não perecível
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta na sexta-feira, 4 de agosto, às 20h, no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, uma das mais importantes e emblemáticas obras de Wolfgang Amadeus Mozart: o Réquiem em ré menor (K. 626). Este concerto é em homenagem aos 30 anos do Santuário, localizado na Vila Castelo Branco, em Campinas. O evento é gratuito mas, quem quiser, pode colaborar com a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado às entidades assistenciais.
A regência do concerto é do maestro Carlos Prazeres e conta com a presença do Coro Lírico Municipal de São Paulo e dos solistas Lina Mendes (soprano), Luisa Francesconi (mezzo soprano), Anderson Barbosa (baixo) e Daniel Umbelino (tenor).
O Réquiem em ré menor (K. 626) é uma missa fúnebre de Mozart, de 1791. Um Réquiem ou Missa de Réquiem, também conhecida como “Missa para os fiéis defuntos” é uma missa da Igreja Católica oferecida para o repouso da alma ou alma de uma ou mais pessoas falecidas, usando uma forma particular do Missal Romano.
É frequentemente, mas não necessariamente, celebrada no contexto de um funeral. O termo também é usado para cerimônias semelhantes além da Igreja Católica Romana, especialmente no ramo anglo-católico do Anglicanismo e em certas igrejas luteranas. Um serviço similar, com uma forma de ritual e textos totalmente diferente, existe também na Igreja Ortodoxa e Igrejas Católicas orientais bem como na Igreja Metodista.
Sobre o Coro Lírico Municipal de SP
O Coro Lírico foi criado em 1939 e tem como regente principal o maestro Mário Zaccaro. Seus cantores se apresentam regularmente como solistas nos principais teatros do país. Atua nas montagens de óperas das temporadas do Theatro Municipal, em concertos com a Orquestra Sinfônica Municipal de SP, com o Balé da Cidade e em apresentações próprias.
Solistas
Lina Mendes
É considerada uma das principais sopranos brasileiras da atualidade. Na Itália, integrou a Accademia Teatro Alla Scala, na Espanha, integrou o Centre de Perfeccionament del Palau de les Arts e na Alemanha, participou do Schleswig Hostein Musik Festival. Também tem tido grande destaque no cenário lírico, atuando em óperas e concertos nas mais importantes salas de concerto e teatro de ópera do Brasil e do exterior.
Luisa Francesconi
Eleita a melhor cantora lírica do ano pela mídia especializada em 2022 e 2018. É uma das artistas mais completas de sua geração, possuindo vasta experiência em palcos latino-americanos e europeus e praticamente todos os mais importantes teatros e salas de concerto brasileiros. Compromissos para 2023 incluem seu debut como Jayne Seymour em Anna Bolena no 25º Festival Amazonas de Ópera e o papel-título em Carmen, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Anderson Barbosa
Citado pela revista italiana L’Opera pela beleza musical e interpretativa de sua performance de Herman Landgrave em Tannhäuser, o baixo Anderson Barbosa tem sido requisitado com frequência pelos mais importantes teatros de ópera e salas de concertos do Brasil. Foi solista em obras como Missa da Paz de Almeida Prado e Kantate BWV 235 de J. S. Bach, sob regência de Naomi Munakata e Samuel Kerr.
Daniel Umbelino
Considerado uma das grandes revelações líricas jovens do Brasil nos últimos anos, foi aluno da Accademia Rossiniana em Pesaro, estudando com Ernesto Palacio e Juan Diego Florez, e sucesso de crítica por seu Belfiore em “Il Viaggio a Reims” no Rossini Opera Festival 2019. É o vencedor do Primeiro Prêmio Masculino e Prêmio Personagem Alfredo Germont no 15º Concurso Maria Callas 2016.
Sobre o Santuário
Foi o Cardeal Dom Agnelo Rossi quem idealizou a construção do Santuário, como gratidão à Virgem pelo restabelecimento de sua saúde. Nascido em Campinas, foi Cardeal Arcebispo de São Paulo e depois, em Roma, atuou na Sagrada Congregação para a Evangelização dos Povos. De volta para o Brasil, faleceu em 1995, no mês de maio, um ano depois da inauguração, e se encontra sepultado no Santuário.
O Santuário foi inaugurado no dia 12 de dezembro de 1993, em missa presidida pelo Legado Papal Cardeal Bernardin Gantin. A Paróquia abrange os bairros Vila Castelo Branco, Jardim Garcia, Vila Padre Manoel da Nóbrega, parte do Jardim Londres, o Condomínio Parque dos Eucaliptos, e o bairro Recanto dos Pássaros.
Serviço:
Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Dia: 04/08 (6ª feira)
Horário: 20h
Local: Santuário Nossa Senhora de Guadalupe
Endereço: Rua Sofia Valter Salgado, s/n – Vila Castelo Branco – Campinas
Entrada solidária – 1 kg de alimento não perecível