Tour destaca herança italiana em Campinas com passeio gratuito

Tour “La Nostra Italia”

Como parte das celebrações da 29ª Semana da Comunidade Italiana, o Departamento de Turismo de Campinas realiza no sábado, 19 de abril, o Tour Campinas – Edição “La Nostra Italia” – um passeio guiado gratuito por pontos turísticos ligados à história da imigração italiana na cidade. O roteiro será feito em ônibus com acompanhamento de guia especializado, com embarque às 9h na Casa D’Itália, localizada na rua dos Bandeirantes, 367, no Cambuí.

 

Para participar, é obrigatório realizar inscrição pelo site do Departamento de Turismo de Campinas (https://campinas.sp.gov.br/sites/turismo). As inscrições abrem no dia 12 de abril e seguem até 17 de abril.

 

Durante o trajeto, os participantes conhecerão locais de importância simbólica e arquitetônica que preservam a memória e a influência da cultura italiana em Campinas. Entre os pontos visitados estão a Casa de Saúde (antigo Circolo Italiani Uniti), a Estação Cultura (com destaque para a Casa do Rocco), a Catedral Metropolitana e a região da Banda Carlos Gomes e da Basílica do Carmo.

 

O trajeto terá desembarque e visita interna ao Monumento ao Imigrante Italiano, à Igreja de Santana e à Societá Italiana di Lavoro e Progresso, em Sousas. A parada final será na Subprefeitura de Sousas, onde o grupo embarcará para o retorno à Casa D’Itália.

 

O passeio é gratuito, com vagas limitadas e voltado à valorização da herança cultural italiana em Campinas, uma das cidades com maior presença histórica de imigrantes do país. A ação integra a programação oficial da Semana da Comunidade Italiana, organizada pela Casa D’Italia Cultura Ítalo-Brasileira, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

 

“Este passeio é uma verdadeira aula viva de história. O tour ‘La Nostra Italia’ oferece ao público a oportunidade de conhecer de perto os marcos da presença italiana em Campinas, que está entre as comunidades que foram fundamentais para o desenvolvimento cultural, social e econômico da cidade. Mais do que visitar pontos turísticos, é um resgate das memórias e das contribuições de uma comunidade que ajudou a construir a identidade campineira. Iniciativas como essa reforçam o papel do turismo como ferramenta de valorização da nossa herança e de fortalecimento do sentimento de pertencimento entre os cidadãos”, destaca o diretor do Departamento de Turismo de Campinas, Eros Vizel.

Read Previous

Espetáculo “Paixão de Cristo” celebra 20 anos com apresentações em diferentes regiões de Campinas

Read Next

Projeto de Lei de Nick Schneider garante funcionamento de farmácias públicas no mesmo horário das unidades de saúde

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *