Unidade Pediátrica Mário Gattinho passa a realizar procedimentos cirúrgicos

A Unidade Pediátrica Mário Gattinho, hospital público em Campinas, passou a realizar procedimentos cirúrgicos nesta terça-feira, 10 de setembro. Duas salas cirúrgicas estão disponibilizadas para procedimentos em crianças, com apoio de três leitos de recuperação pós-anestésica.

 

Quatro crianças, com idades de 5 a 8 anos, passaram por cirurgia nessa manhã. Duas foram submetidas a postectomia (remoção da pele que cobre a glande do pênis, chamada fimose), uma a orquidopexia (corrige a posição anormal dos testículos, fixando-os na bolsa testicular), além de uma cirurgia de urgência, de torção testicular.

 

Durante a primeira semana, até sexta-feira (13/09), serão realizados quatro procedimentos eletivos por manhã, além das urgências que chegarem ao pronto-socorro. A proposta é ampliar o número de cirurgias, uma vez que o centro cirúrgico tem capacidade para realizar oito cirurgias por período, ou seja, atender a 16 procedimentos de pequeno porte por dia.

 

O Centro Cirúrgico do Mário Gattinho será dedicado aos procedimentos da especialidade cirurgia pediátrica. A cirurgia pediátrica trata deformidades congênitas ou adquiridas, lesões traumáticas ou doenças adquiridas. As mais comuns são hérnias inguinal e umbilical, fimose, tumores, hipospádia (má formação do canal da uretra, que se desenvolve em local diferente de onde deveria estar). As cirurgias das demais especialidades seguirão ocorrendo no centro cirúrgico do Mário Gatti.

 

Procedimentos

 

O Hospital Mário Gatti realizou, no ano passado, 667 procedimentos em pacientes de até 16 anos e em 2024, até julho, foram 331. A maioria das cirurgias são eletivas, ou seja, agendadas. Entre os procedimentos mais realizados estão postectomia, hérnia umbilical, apêndice e hérnia inguinal.

 

As salas cirúrgicas do Mário Gattinho vinham sendo mantidas como reserva técnica para serem transformadas em UTI ou enfermaria, de acordo com a necessidade de leitos, no período de sazonalidade das doenças respiratórias. Nesse tempo, crianças que precisaram de cirurgias não ficaram desassistidas, porque os procedimentos continuaram ocorrendo no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.

 

Desde que começou a funcionar em 20 de dezembro de 2022, a unidade pediátrica já realizou 110 mil atendimentos de urgência e emergência. Responsável por um terço dos atendimentos pediátricos da Rede Mário Gatti, a implantação da unidade foi importante para aumentar a infraestrutura de atendimento às crianças, que passaram a contar com 56 leitos, 13 a mais em relação ao que existia no quarto andar do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, onde funcionavam a enfermaria e a UTI pediátricas.

 

O Mário Gattinho conta com 27 leitos de enfermaria (dos quais 11 para lactentes e um de isolamento), 14 de UTI, três para recuperação pós-anestésica, três leitos dia, além da estrutura de apoio ao pronto-socorro, com sete leitos de retaguarda e dois de urgência.

 

Adultos

 

Com a plena implantação da unidade pediátrica, o centro cirúrgico do Hospital Municipal Mário Gatti ampliará a capacidade de realização de cirurgias em adultos. Paralelo a isso, o quarto andar do Hospital Mário Gatti passará por ampla reforma para ser transformado em área de internação de adultos.

 

Nesse andar, serão instalados mais nove leitos de UTI e 25 de enfermaria para adultos. Atualmente são 20 leitos de UTI e 141 de enfermaria.

 

O projeto executivo da reforma para adequação do espaço está em fase de conclusão para poder ter início a licitação da obra.

Read Previous

Parque Dom Pedro promove evento de moda com Ana Vaz

Read Next

Defesa Civil de Campinas divulga novo alerta para risco de incêndios

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *