Administração autoriza construção de ciclovia na Princesa D’Oeste

 

A Avenida Princesa D’Oeste ganhará, em breve, uma ciclovia de aproximadamente 1,2 km de extensão. A Ordem de Serviço (OS), que autoriza a implementação do projeto executivo e início das obras, foi emitida pela Administração municipal nesta quinta-feira, 11 de junho.
A assinatura ocorreu na Sala Azul do Paço Municipal e reuniu o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro; o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella; e o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Bernardelli.
A ciclovia será construída sobre o canteiro central da Avenida Princesa D’Oeste, no Jardim Proença. O traçado abrange o trecho entre a Rua Conde D’Eu e a Praça Agenor Oliveira Cartola.
“Fico feliz de poder anunciar mais este projeto para a cidade, fazendo com que Campinas avance, ainda mais, como cidade sustentável. Espaços como este retomam a convivência entre as pessoas”, disse o prefeito Jonas Donizette durante o evento. 
“A ciclovia Princesa D’Oeste terá continuidade até o Viaduto Laurão, projeto já em andamento. E se interligará à ciclovia Norte-Sul, chegando até a região do Taquaral”, destacou o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro. “Trata-se de mais uma opção de deslocamento sustentável e ativo para a população, integrada ao transporte coletivo”, completou.
O secretário Ernesto Paulella explicou que a Secretaria de Serviços Públicos “dará apoio técnico e operacional à implantação da ciclovia, executando os trabalhos de paisagismo e iluminação”.
Os investimentos são da ordem de R$ 350 mil. Os recursos são viabilizados por meio de contrapartida de empreendimento a ser instalado naquela região, pela empresa GNO Empreendimentos e Construções. A Secretaria Serviços Públicos ficará responsável pela execução do paisagismo e iluminação; e a Emdec fará a sinalização da ciclovia.
O pavimento da ciclovia será de concreto, com largura de 2,5 metros. O espaço será equipado com iluminação de LED por painéis solares, além de bicicletários nas duas extremidades. A previsão de entrega da ciclovia é de até três meses.
Sistema cicloviário
Campinas já acumula quase 46 km de rotas cicloviárias (ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas). A atual Administração municipal já entregou: Ciclovia do Campo Grande (5,12 km); Ciclovia de Barão Geraldo (1,9 km); ciclovia na Avenida Washington Luiz (1,4 km); ciclovia na Avenida Baden Powell (2,3 km); ciclovia na Avenida Theodureto de Almeida Camargo (1,6 km); ciclovia na Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), com 1,3 km; ciclovia na Avenida Isaura Roque Quércia, continuação da Mackenzie (6,7 km); e três trechos de ciclovias no Distrito de Nova Aparecida (2 km).
No momento, a Administração realiza a construção de três novas ciclovias:
– Campos Elíseos/Vila Aeroporto (2,9 km): canteiro central da Avenida John Boyd Dunlop, sobre a orla do Córrego dos Patos, entre o Conjunto Habitacional Souza Queiroz e a Estação de Transferência Campos Elíseos (Rua Bragança Paulista x Avenida das Amoreiras).
– Residencial Sirius (2,1 km): canteiro central da Avenida Luis Esteves, Rua Mauro Pereira Machado e Avenida José Pacheco, entre a Avenida John Boyd Dunlop, próximo à Estação de Transferência Satélite Íris e o Conjunto Residencial Sirius.
– Jardim Aurélia (1,3 km); canteiro central da Avenida Rafael Tobias de Aguiar. A ciclovia sai da altura da Rua Jorge Leme, próxima à Rodovia Anhanguera, até a Avenida José Pancetti, na rotatória conhecida como Balão do Ximbika (Praça Dr. Jairo Souza).
A Emdec também trabalha na execução de ciclofaixas e ciclorrotas em Barão Geraldo, com 9,2 km. E outras duas ciclovias estão em construção, como contrapartida de empreendimentos imobiliários:
– Piçarrão (5 km): Avenida João Batista Morato Do Canto, conectando às avenidas Celso Silveira Rezende e Jorge Tibiriçá.
– Opasa (3,7 km): faixa de duto cedida pela Transpetro; liga a região do Corredor Campo Grande / Vila Padre Manoel De Nóbrega à região do Corredor Ouro Verde / Jardim Santa Lúcia.
O sistema cicloviário do município contempla mais de 180 km de ciclovias, nas diversas regiões; e será articulado com os principais eixos do transporte. O objetivo é de tornar a bicicleta um meio de transporte para pequenos deslocamentos, aliada ao transporte público coletivo.

Read Previous

Região central terá bloqueios viários no domingo, dia 14 de junho

Read Next

39ª Expoflora será adiada para 2021

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *