Alunos realizam entrada solene pelo portão da EsPCEx
Escola recebe segunda turma de formação mista
A Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, promoveu neste sábado, dia 24 de fevereiro a entrada solene pelo portão da unidade, dos Alunos que compõem a segunda turma de formação mista.
A entrada individual pelo portão da EsPCEx pela primeira vez, com os alunos, ainda em trajes civis ou com uniformes dos colégios militares de origem, simbolizando um ato voluntário de eterno compromisso com o Exército Brasileiro, em especial o de honrar as suas tradições, valores, deveres, ética e raízes históricas, incluindo o respeito à hierarquia e à disciplina. Significa o início de uma carreira dedicada exclusivamente ao cumprimento do dever e à Pátria brasileira.
Após a entrada pelo portão, a turma realizou sua primeira formatura com o uniforme camuflado, na Praça Cidade de Campinas ― EsPCEx. Neste cerimônia, os alunos receberam de seu padrinho ou madrinha, a boina azul-ferrete, utilizada pelos alunos das escolas de formação do Exército
Os Alunos iniciaram a segunda fase do concurso de admissão no dia 23 de janeiro, quando se apresentaram para a realização da Inspeção de Saúde e do Exame de Aptidão Física. Os aprovados nessas etapas eliminatórias serão matriculados para o ano letivo de 2018, que se iniciará com a tradicional aula inaugural, ministrada pelo Coronel Marcus Alexandre Fernandes de Araujo, Comandante da EsPCEx.
Ao concluir o ano letivo, os Alunos da EsPCEx tèm acesso garantido à Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) ― Resende-RJ, onde continuarão a sua formação militar por mais quatro anos, quando serão declarados aspirante a oficial do Exército.
Para o ano de 2018, foram oferecidas 440 vagas ― 400 para Alunos do sexo masculino e 40 para Alunos do sexo feminino. Este é o segundo ano em que a Escola recebe mulheres em seu efetivo. A primeira turma mista já está no Curso Básico na AMAN.