Anvisa autoriza vacina contra a meningite bacteriana

Nova vacina autorizada pela Anvisa protege contra a meningite bacteriana

  A meningite B, a mais perigosa dos tipos em circulação, pode ser prevenida por meio da vacinação, que apresenta proteção de 80%. A doença é causada pelo meningococo tipo B, que é a bactéria causadora de meningites graves, de rápida instalação no corpo, deixando sequelas e colocando o paciente em risco de morte. Crianças com até dois anos de idade podem apresentar uma evolução mais grave da doença.

“Meningite é a inflamação das meninges, estrutura que cobre os órgãos do sistema nervoso central (cérebro, cerebelo e medula, entre outros). Quando ocorre a inflamação das meninges há produção de substâncias que levam à inflamação e, consequentemente, resulta em sintomas como dor de cabeça intensa e vômitos”, explica Dra. Ana Paula Moschione Castro, diretora da Clínica Croce, especializada em imunização e no diagnóstico e tratamento nas áreas de Endocrinologia adulta e infantil, Alergia, Imunologia, Otorrinolaringologia e Reumatologia.

A doença pode ser inflamatória (sem infecção) ou com infecção, ocasionada por vírus ou bactérias, as mais frequentes. As meningites bacterianas, em especial, podem ser causadas pelo meningococo e pneumococo, são graves e com risco de óbito.

Os sintomas da bacteriana são: febre, prostração, vômitos em jato e intensa dor de cabeça. Também podem aparecer manchas arroxeadas pelo corpo. O tratamento deve ser iniciado rapidamente, com a internação do paciente nas primeiras horas, a partir do diagnóstico.

Por isso, é muito importante seguir o calendário de vacinação à risca. A meningo B, como é popularmente conhecida, deve ter a sua primeira dose aplicada aos dois meses de vida, mas também é recomendada em qualquer idade, até os 50 anos.

Nova vacina – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de autorizar uma nova vacina – Trumenba® – contra a meningite B, indicada para jovens de 10 a 25 anos, ou seja, para uma faixa etária mais restrita e com menos efeitos colaterais.

A Bexsero®, já utilizada no Brasil, abrange uma maior faixa etária na prevenção da meningite meningocócica B, que causa infecção grave no cérebro e pode levar à morte. Ambas as vacinas não são oferecidas no Sistema Único de Saúde (SUS), apenas na rede particular.

“Importante ressaltar que a Trumenba® é uma alternativa a Bexsero®. Sâo diferentes em sua composição e não podem ser intercambiadas, ou seja, a Trumenba® atende apenas à faixa etária de 10 a 25 anos”, explica Dra. Ana Paula.

A tabela abaixo mostra o calendário vacinal contra a meningite B:

Idade de início da vacinação Imunização primária Intervalos entre as doses Dose de reforço
2 a 5 meses 3 doses Mínimo 1 mês Uma dose entre os 12 e 23 meses
6 a 11 meses 2 doses Mínimo 2 meses Uma dose entre os 12 e os 23 meses, no mínimo 2 meses após a última
12 a 23 meses 2 doses Mínimo 2 meses Uma dose 12 a 23 meses após a primeira vacinação
2 a 10 anos 2 doses Mínimo 2 meses Não estabelecida
Adolescentes e adultos até aos 50 anos 2 doses Mínimo 1 mês Não estabelecida

Fonte: Recomendações sobre Vacinas Extra-Programa Nacional de Vacinação – Atualização 2017

Serviço:

www.clinicacroce.com.br

 

Read Previous

Páscoa movimenta comércio em Campinas

Read Next

Campinas recebe nova edição do Projeto Gota d’Água

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *