Bosque dos Italianos recebe show gratuito em homenagem a Dorival Caymmi
Música, literatura e artes visuais se unem na circulação do show “[a]dentro – uma homenagem a Caymmi e seu violão”, do cantor Guga Costa e do violonista Rafael Thomaz. A apresentação será no sábado, dia 11/11, às 11h, na Biblioteca Monteiro Lobato, do Bosque dos Italianos, que fica no Jardim Chapadão, em Campinas (SP). A entrada é gratuita.
O show apresenta uma releitura contemporânea do histórico álbum “Caymmi e seu Violão”, lançado pelo compositor baiano em 1959, além de incluir trechos adaptados do livro “Mar Morto”, de Jorge Amado.
Segundo Guga Costa, “trata-se de uma apresentação que tenta aprofundar a experiência do público adentro deste universo poético que tanto nos inspira – o cotidiano dos trabalhadores do mar da Bahia do início do séc. XX.”
O violonista Rafael Thomaz complementa que “trata-se de uma homenagem aos mestres Caymmi e Jorge Amado, e também a uma obra que é, ao mesmo tempo, universal e atemporal. Neste sentido, para nós o show também sugere uma metáfora do contexto no qual vivemos – a metrópole – que pode ser entendido como um grande oceano – ora calmo, ora revolto – pelo qual navegamos todos os dias em busca do sustento, dos amores, das nossas relações e nossas vidas de maneira geral.”
A obra de Dorival Caymmi é um dos grandes consensos dentro da música popular brasileira. A importância de sua música e de suas canções é reconhecida nos diversos cantos do mundo. Ao mesmo tempo que se utiliza de uma sofisticação musical ímpar, sua simplicidade também inspira a sensação de que algumas de suas composições fazem parte do folclore ou do imaginário popular. Suas canções praieiras e sua poesia despretensiosa trouxeram-lhe grande reconhecimento e admiração.
O álbum “Caymmi e seu Violão”, lançado em 1959 pela Odeon, apresenta alguns de seus maiores sucessos, como “É doce morrer no mar” e a “Lenda do Abaeté”, além de outras 10 composições que apresentam ao ouvinte, de forma intimista e profunda, a vida dos pescadores baianos, seus mitos, seus amores, suas crenças e sua rotina de aventuras no mar. Este álbum marca a fixação da formação minimalista de voz e violão na música brasileira, que foi muitas vezes repetida ao longo da história. A voz marcante de Caymmi, acompanhada de seu violão preciso, criam uma atmosfera especial e peculiar.
A parceria entre os músicos surgiu em meados de 2018. Naquele ano, Guga estava imerso em uma pesquisa no repertório de Caymmi – uma de suas principais influências desde o início dos anos 2000. Então surge a ideia da visita ao repertório do disco de 1959. No segundo semestre de 2019, foram três apresentações do espetáculo. Com uma circulação planejada para o ano de 2020, o projeto precisou ser suspenso devido ao contexto da pandemia do COVID-19 no Brasil. No final de 2021 os artistas foram convidados para retomar o show com uma série de apresentações em Campinas, São Paulo e São José dos Campos, e no início de 2022 decidiram registrar o intenso processo de pesquisa e releitura destas obras que resultaram no álbum “[a]dentro – uma homenagem a Caymmi e seu violão”.
Este projeto foi contemplado e patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC 2022, pertencente à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas. O FICC tem como finalidade fomentar a produção artística local.
Serviço:
SHOW [A]DENTRO – UMA HOMENAGEM A CAYMMI E SEU VIOLÃO
DIA 11/11 | sábado
às 11h
12 anos.
Local: Bosque dos Italianos. Rua Paulo Justi, 53. Jardim Chapadão – Campinas/SP.
Entrada Gratuita