Ceasa movimenta 50 mil toneladas de frutas, verduras e legumes em dezembro
Impulsionado pelas festas de fim de ano, o Mercado de Hortifrutigranjeiros da Ceasa Campinas movimentou no mês de dezembro mais de 50 mil toneladas de frutas, verduras e legumes. As vendas de produtos comercializados no entreposto de abastecimento cresceram 25% no último mês de 2022, em comparação à média dos outros meses do ano.
Os produtos mais vendidos no período entre Natal e Ano Novo foram a uva rosada (niágara), a cereja, o pêssego, a ameixa, as frutas secas, nozes e castanhas de espécies variadas, além de lichias e romãs, frutas que fazem parte das tradicionais ceias das festas de fim de ano.
De acordo com Diogenes Kassaoka, gerente de Mercado e Agricultura da Ceasa Campinas, há um crescimento das vendas de frutas que são típicas do período, com o acréscimo das tropicais, como abacaxis e melancias. “São frutas que as pessoas utilizam para fazer drinks e decorações e são normais do consumo no verão”, disse.
O Mercado de Flores tem um movimento adicional no Ano Novo. Muitas pessoas passaram pelos boxes dos comerciantes procurando incrementar a decoração das festas e renovar as plantas e flores da casa para receberem o ano novo com o “pé direito”.
“No mês de dezembro, temos a procura maior no Mercado de Flores pela Poinsétia, planta conhecida do Bico de Papagaio, e também as tradicionais Tuias, que são um símbolo de prosperidade e são enfeitadas para o Natal”, contou Kassaoka.