Exposições fotográficas gratuitas marcam o encerramento do projeto Clique Jovem

A Casa de Cultura Aquarela e o Centro de Convivência Tear das Artes recebem entre 28 de agosto e 15 de setembro as exposições de fotos dos participantes das oficinas do projeto Clique Jovem, realizadas em Campinas nos meses de maio e junho. O primeiro dia será marcado por atividades culturais ligadas à música e dança e também contará com um bate-papo sobre o trabalho realizado pelos jovens atendidos pelo projeto. Na sequência, as fotos ficarão expostas ao público em geral.

Clique Jovem é um projeto de sensibilização artística através da fotografia. Em 30 horas de oficinas, os jovens participantes aprenderam sobre composição de imagem, conteúdo e técnicas básicas, visando a produção de fotografias. Gabi Perissinotto, arte-educadora do Clique Jovem, conta que esta edição do projeto abordou temas ligados a arte de rua e cultura do cotidiano. “Os encontros trabalharam a composição da imagem e a expressão individual, pintando com luzes imagens novas e usando as câmeras de celular para retratar o que está no nosso dia a dia”, completa Gabi.

O projeto Clique Jovem teve origem em pesquisas realizadas com alunos de outros projetos organizados pelo Instituto Ideia Coletiva, como o Curta Jovem e o Audiovisual para Jovens, que indicaram o desejo deste público de participar de ações de formação envolvendo o universo fotográfico e artes da cena. Norteados pelo princípio do protagonismo juvenil, a equipe de arte-educadores formatou projetos que buscassem atender aos anseios da juventude. O Clique Jovem utiliza uma linguagem específica, neste caso a fotografia, para uma introdução ao universo artístico, fornecendo ferramentas para que os jovens utilizem a arte como um mecanismo de reflexão da realidade, crítica social e, sobretudo, valorização do indivíduo e do ambiente no qual ele vive. Para Gabi Perissinotto, essa foi uma oportunidade importante para aprimorar as técnicas dos jovens que já estão habituados a manusear a câmera do celular e o olhar crítico sobre a sociedade. “A tecnologia nos permite ter acesso constante à produção de imagens, por isso, conhecer a técnica é fundamental para aprimorar o olhar desde cedo e enxergar além do que vemos diariamente”, reforça Gabi.

 

Sobre o Instituto Ideia Coletiva:

O Instituto Ideia Coletiva é um ponto de cultura, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e possui reconhecimento do Ministério da Justiça e demais órgãos públicos, para atuar na formação e difusão cultural, através de diversas linguagens artísticas, idealizando e executando projetos em todo território nacional.

 

Serviço:

 

Exposições gratuitas de fotos marcam o encerramento do projeto Clique Jovem

 

Data: 28/08

Horário: às 9 horas

Local: Casa de Cultura Aquarela – Rua Antônio Carlos Neves, 338 – Chácaras Campos Elíseos – Campinas – SP

Atrações: abertura da exposiçãoentrega de certificado aos participantes, apresentação de dança afro e exposição das fotos

 

Data: 28/08

Horário: às 15 horas

Local: Centro de Convivência Tear das Artes – Av. Benedito Roberto Barbosa, 11 – Parque Universitário de Viracopos – Campinas – SP

Atrações: abertura da segunda exposição, entrega de cartões postais, apresentação musical, bate-papo sobre as fotos

 

 

 

Read Previous

Rua 13 de Maio terá decoração renovada com instalação de sombrites

Read Next

Secretaria de Saúde de Campinas registra 60 mortes por dengue em 2024

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *