CloudHQ lança em Paulínia o seu primeiro Data Center no Brasil

Com a presença do vice-presidente e titular do Ministério de Indústria, Comércio e Serviços, Dr. Geraldo Alckmin, e do governador de Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, foi oficializada neste 1º de março de 2023, em Paulínia-SP, a fase inicial das obras daquele que será o maior Data Center do Hemisfério Sul, o GRU Technology Campus, da CloudHQ, desenvolvedora global de data centers especializada em projetos, desenvolvimento e operação para data centers de última geração do tipo hyperscale e carrier-neutral. Estiveram presentes ao evento, ainda, o prefeito de Paulínia, Ednilson Cazellato; o prefeito de Jaguariúna e presidente das Prefeituras da Região Metropolitana de Campinas (RMC) Gustavo Reis; o presidente do Invest SP, Rui Gomes Junior; a secretária de Desenvolvimento de Campinas, Adriana Flosi, representando o Prefeito Dario Saadi; o sócio-diretor da Afonso França Engenharia, Guilherme França — responsável pela obra; os anfitriões Hossein Fateh, fundador da CloudHQ, e seu vice-presidente executivo para a América Latina, José Fraga, além de empresários, formadores de opinião e imprensa.

Em seu discurso, o fundador da CloudHQ agradeceu e destacou a iniciativa da Prefeitura de Paulínia em abrigar o complexo, que vem sendo planejado há três anos. Hossein Fateh ressaltou que o novo campus oferecerá até 288 MW de capacidade de carga de TI gerada por uma substação própria, conectada à rede nacional de energia (rede básica) em alta tensão. As obras estão em andamento e a conclusão é prevista para o primeiro semestre de 2024.

Diretor Guilherme Gongra
Hossein Fateh, fundador da CloudHQ, discursa para convidados/Crédito: Guilherme Gongra

A primeira fase do projeto consiste em três edifícios com 48 MW cada, enquanto a segunda fase adicionará outros três edifícios com a mesma capacidade. O campus também apresenta a sua própria rota diversificada de fibra subterrânea que conectará o projeto aos principais pontos de troca de Internet na região e provedores de nuvens no mercado. A construção desses dutos já está concluída.

O prefeito de Paulínia agradeceu o investimento da CloudHQ no município e frisou que o montante vai contribuir para a revitalização de outras áreas e atração de novas empresas para a cidade.
O governador Tarcísio de Freitas enfatizou que um investimento dessa magnitude trará muitos empregos e renda para Paulínia e para o Estado. “Pais de família vão levar sustento para suas residências. Vamos ter empregos de alta qualificação e isso nos impõe um desafio de formar jovens profissionais pra acessar essas oportunidades geradas com emprego de alto nível”.
Tarcísio reforçou que os estados que mais crescem nos EUA são os que mais investem em inovação e tecnologia. “No Brasil é a mesma coisa. E o que nós estamos celebrando é justamente o investimento num data center com geração de energia e linha de transmissão própria”, completou.
O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, afirmou que o data center será um atrativo para novos investimentos e novas indústrias para a região e observou que a cidade de Paulínia, por estar inserida num polo tecnológico, foi muito bem escolhida. Ele comemorou as vagas de trabalho criadas com a instalação do campus. “Só na construção civil serão quase mil empregos gerados”, pontuou.

A CloudHQ se orgulha em contribuir para o desenvolvimento social e econômico de Paulínia e suas comunidades vizinhas, criando empregos, gerando receita e apoiando iniciativas locais como a iluminação do campo de futebol local e a construção de infraestrutura de transporte público para facilitar e melhorar as opções de mobilidade para a população.

Para mais informações:

Site

Imagem perspectiva do GRU Technology Campus da CloudHQ Foto Guilherme Gongra
Imagem perspectiva do GRU Technology Campus da CloudHQ/Crédito: Guilherme Gongra

 

 

 

Read Previous

Ciesp comemora Dia da Mulher com “Talk Show Superação”

Read Next

Teatro Oficina do Estudante apresenta o humor de Renato Albani e Tributo a Michael Jackson

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *