Concerto Musical chega a Campinas gratuitamente

Concertos Petrobras-EPTV de 2022 trazem duas obras-primas à cidade e tornam o repertório clássico disponível para todos os públicos. Dois violinos, uma viola e um violoncelo. Foi com esses instrumentos que surgiu, entre o final do século XVIII e começo do século XIX, a música de câmara. E, no próximo dia 6 de abril, Campinas poderá conferir essa tradição vienense com os Concertos Petrobras-EPTV, gratuitamente, no Teatro Castro Mendes, às 20h00.

O projeto, que é patrocinado pela Petrobras e tem os apoios da EPTV e da Prefeitura de Campinas, pretende levar música da melhor qualidade a públicos diversos, com acessibilidade. No palco, estarão o violinista Pablo de León (spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo), o violista Horácio  Schaefer (chefe do naipe das violas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e o violoncelista Roberto Ring. O trio ainda receberá como convidados, o violinista Abner Landim e o violoncelista André Micheletti.

André Micheletti
Abner Landim

O trio

Há vinte e um anos na estrada, León, Schaefer e Ring, já ultrapassaram a incrível marca de mais de 800 concertos realizados no Brasil.

Além disso, o grupo representou o Brasil em concertos na Argentina e Chile, no Festival Internacional de Ushuaia e na Fundação Beethoven de Santiago. Os músicos ainda gravaram arranjo de 1805 feito por Ferdinand Ries da Sinfonia Eroica de Beethoven, em parceria com o pianista francês Emmanuel Strosser.

Os concertos

Os espetáculos iniciaram em 2001 e, desde então, vêm realizando programações gratuitas e promovendo enriquecimento musical para todos os públicos. A apresentação em Campinas terá duas obras-primas da música clássica, com Mozart e Schubert.

Obra-prima da música clássica, o Réquiem (missa para os mortos) em Ré menor, KV. 626, em versão para quarteto de cordas, foi a última composição escrita por Mozart, antes de sua morte. A peça, que ficou inacabada, carrega todo o sofrimento dos últimos meses de vida do compositor. Uma das principais composições de Schubert, o Quinteto em Dó Maior é também uma das obras mais sublimes do repertório. De caráter emocionalmente ambíguo, sua música oscila entre a serenidade e o drama, alternando constantemente o tom entre o maior e o menor.

Serviço

Evento: CONCERTOS PETROBRAS – EPTV

Local: Teatro Municipal Castro Mendes

Endereço: Rua Conselheiro Gomide 62, Vila Industrial – Campinas – S.P.

Data: 06/04/2022

Horário: 20h00

Músicos: Pablo de León violino | Abner Landim violino | Horácio Schaefer viola | Roberto Ring violoncelo | André Micheletti violoncelo

Programação: Wolfgang Amadeus Mozart (1765-1791)  Réquiem em Ré menor, KV. 626  versão para quarteto de cordas (1810) de P. Lichtenthal (1780-1853) | Franz Schubert (1797-1828)  Quinteto em Dó maior, Op. 163, D. 956.

Ingressos: Entrada franca.  Os ingressos serão distribuídos, gratuitamente, na bilheteria do teatro, duas horas antes da apresentação.

Capacidade | Lotação: 765 lugares  

Classificação: 10 anos

Patrocínio: Petrobras

Apoio: Prefeitura de Campinas e EPTV

Read Previous

Mulheres têm mais olho seco

Read Next

Alerta da Dengue em Campinas aponta 17 bairros com risco de transmissão da doença

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *