Coral Novo Canto se apresenta no IOU/Unicamp em 7 de novembro

 Evento em 7/11 com apresentação gratuita e aberta ao público, no IOU/Unicamp, irá incentivar a participação de novos integrantes

O Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado em 27 de novembro, é celebrado pelo Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço – IOU, na Unicamp, com a novidade da expansão do Coral Novo Canto, que acaba de abrir oportunidades para novos integrantes. Formado por pacientes que passaram por laringectomia total, o coral completa dez anos, e agora será ampliado para incluir outros pacientes acometidos pelo câncer de cabeça e pescoço tratados no IOU que desejarem participar.

Coral IOU Divulgacao

O convite para os atendidos será feito durante um evento no dia 7 de novembro, às 10h, com uma apresentação do coral entoando músicas populares, incluindo a favorita “É preciso saber viver”, que se tornou o hino do grupo. A exibição é gratuita, aberta ao público, e contará também com a participação do Coral Fim de Papo, de Sorocaba, formado por outros pacientes laringectomizados.

 

“O objetivo da expansão é oferecer uma nova perspectiva aos pacientes diante da doença. É uma forma de mostrar que a vida pode ser mais leve quando compartilhada com outras pessoas”, destaca o Prof. Dr. Carlos Takahiro Chone, cirurgião de cabeça e pescoço, coordenador do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Cirurgia de Base de Crânio, além de diretor de pesquisa do IOU.

Dra IOU VR 8
Vaneli Colombo Rossi, fonoaudióloga, colaboradora do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço_Divulgação

A idealizadora do Coral Novo Canto, a fonoaudióloga Vaneli Colombo Rossi, professora colaboradora do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço e coordenadora do Ambulatório de Reabilitação Fonoaudiológica, ressalta que a ampliação permitirá que pacientes em diferentes etapas do tratamento acolham aqueles ainda mais fragilizados. “O coral trouxe uma nova voz e vida aos pacientes. É gratificante ver o empenho e a satisfação de cada participante. Eles resgatam a autoestima e a sensação de vitória é indescritível”, comemora Vaneli.

Ela também destaca que esses pacientes, que haviam perdido completamente a voz, foram reabilitados a ponto de conseguirem cantar no coral. Os integrantes, moradores de Campinas e região, têm entre 50 e 80 anos e cantam suas histórias de superação.

 

Uma das maiores alegrias da cozinheira Joaninha Jamarco, diagnosticada com câncer nas cordas vocais em 2014, é fazer parte do Coral Novo Canto. Para ela, o compromisso com os ensaios e a convivência com os outros integrantes a fazem se sentir “uma pessoa normal de novo”.

Pacientes IOU Divulgacao 1

Anisio Scareli e Joaninha Jamarco se conheceram nos ensaios do coral e se casaram     

/Crédito: Divulgação

 

Foi no coral, inclusive, que Joaninha conheceu seu marido, o aposentado Anisio Scareli, que descobriu um câncer na garganta em 2015 e também é paciente do IOU. Anisio, que completou 80 anos no dia 27 de outubro, afirma: “Somos muito felizes, e o coral é uma família para nós”.

“O Coral Novo Canto é um exemplo do pioneirismo do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp, agora integrado ao IOU”, enfatiza o Prof. Agrício Crespo, presidente do IOU, professor titular do Departamento de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e coordenador da linha de cuidados em Laringologia do IOU.

 

Sobre o IOU

O Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço – IOU, da Unicamp, oferece atendimento especializado de alta complexidade nas áreas de otorrinolaringologia, câncer de cabeça,tratamento multidisciplinar de deficiência auditiva e distúrbios de respiração, deglutição, fonação e comunicação. O IOU é um centro de referência que se dedica à assistência médica, pesquisa, ensino, formação de recursos humanos qualificados e à difusão de conhecimento.

Site: https://instituto-iou.com.br/

Instagram: @instituto_iou

 

Serviço:

Apresentação do Coral Novo Canto

Local: Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço – IOU, da Unicamp

 Data:  7 de novembro, às 10h

Entrada gratuita

Informações: faleconosco@instituto-iou.com.br

Read Previous

Mulheres com câncer de mama são selecionadas para sessão gratuita de visagismo

Read Next

1ª Feira Conexão Social na Lagoa do Taquaral em Campinas divulga trabalho das entidades assistencias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *