Feac reforça campanha de divulgação da eleição dos conselheiros tutelares em Campinas
A Fundação Feac uniu forças com a Prefeitura de Campinas e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para divulgar as eleições para conselheiros tutelares no município. A votação é aberta a todos e acontecerá no próximo domingo, 1º de outubro, das 8h às 17h, em 19 locais na cidade. A lista com os endereços pode ser consultada em https://portal.campinas.sp. gov.br/sites/conselhotutelar/ locais-de-votacao.
Usando o slogan “Vote por mim”, a campanha inclui divulgações nas redes sociais e cartazes em ônibus alertando para a importância dessa votação.
“Sempre costumo dizer que política pública se faz com parceria e o apoio da Fundação Feac é um exemplo que inspira e traduz essa ideia”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.
Pela primeira vez, o município realiza a eleição com urnas eletrônicas. Para votar, é necessário que o cidadão esteja com o título de eleitor regularizado. A apuração dos votos será realizada na Câmara Municipal a partir das 18h. O acesso e permanência no local da apuração está restrito ao candidato e a um acompanhante, que poderá ser o próprio fiscal ou outra pessoa de preferência do pleiteante à vaga.
Eleição a cada 4 anos
A eleição de conselheiros tutelares ocorre nacionalmente a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo de outubro. Cada conselho tutelar tem cinco representantes e o número de integrantes em Campinas passará de 25 para 30 na eleição deste ano. A ampliação acarretou mudanças na distribuição geográfica de abrangência na cidade. A nova divisão ficou da seguinte forma: o primeiro Conselho Tutelar atenderá as regiões do Parque Imperador, Alphaville, Brandina, Proença, Centro e Taquaral; o segundo abrangerá a região dos Amarais, São Bernardo, Santa Lúcia e Nova Europa; o terceiro conselho será dedicado à região do Ouro Verde; o quarto ficará responsável pelas regiões de Barão Geraldo, Nova Aparecida e Jardim Garcia; o quinto será dedicado à região do Campo Grande e, finalmente, o novo conselho, o sexto, atenderá o São José e o São Domingos.
Os conselheiros têm a responsabilidade fundamental de garantir a proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Eles recebem denúncias de situações de violência, negligência e abuso, garantindo que as medidas de proteção necessárias sejam tomadas.