Folião deve ter cuidados com a alimentação neste período de Carnaval

Nutricionista dá dicas para os foliões se manterem saudáveis, hidratados e longe da ressaca

Quem vai reunir os amigos e cair na folia neste Carnaval, seja nos bloquinhos de rua ou em viagens, deve manter atenção redobrada com a saúde. Para manter a disposição e samba no pé, é preciso considerar alguns fatores como clima, alimentação e hidratação, afinal as altas temperaturas dessa época do ano demandam uma ingestão intensa de líquidos, bem como cautela nos alimentos que serão consumidos.  Para que não falte energia e seja possível acompanhar o ritmo dessa festividade, a professora de nutrição Érica Blascovi de Carvalho, do Centro Universitário UniMetrocamp | Wyden, separou dicas para que haja diversão sem exageros, contribuindo na preservação da saúde no pré, durante e pós carnaval.

Pré Carnaval

Na preparação para o carnaval, tenha uma alimentação balanceada e colorida. A hidratação começa antes das festas, e como está calor, é importante consumir água, água de coco e sucos naturais desde já. Lembrando que alimentos também contêm água, então frutas e legumes são essenciais nesses dias.

Durante

No carnaval o consumo de bebidas alcoólicas, muitas vezes, ultrapassa o de comida. É preciso tomar muito cuidado para evitar a desidratação, os efeitos do álcool e a ressaca. O ideal para manter o corpo hidratado é manter o equilíbrio, ingerindo um copo de água para cada lata de cerveja, por exemplo.

Não esqueça da alimentação! Para evitar quadros de hipoglicemia, consuma lanches leves como sanduíches naturais – sem maionese ou cremes –, frutas, castanhas e iogurtes, sempre associados a refeições mais completas no almoço e no jantar. Além disso, fique atento à higiene do restaurante ou barraca do qual você irá consumir, principalmente quando a escolha envolver peixes, frutos do mar e vegetais crus, que podem estar contaminados.

Pós

Como a mucosa do estômago também sente os efeitos do álcool, alimentos e preparações que protegem e ajudam a recuperá-la são recomendados. Entre eles, estão os chás de camomila, hortelã e maracujá, assim como frutas (maçã, mamão e pera, por exemplo), iogurtes com lactobacilos e carnes brancas magras. Vegetais de cor verde escura ajudam a “limpar” o fígado, que sofre com o consumo de álcool e podem ser consumidos tanto nas refeições quanto em sucos com frutas que contenham vitamina C – as cítricas, por exemplo – e que são antioxidantes.

Deve-se evitar frituras, carnes embutidas, cafeína em excesso e alimentos muitos ácidos como o limão, pelo menos durante os primeiros dias. A hidratação com água, água de coco e bebidas isotônicas deve ser mantida.

 

 

Read Previous

Governo de SP oferece 100 vagas para cursos de qualificação profissional em economia criativa na região de Campinas

Read Next

Viracopos deve receber 293 mil passageiros e 2,3 mil pousos e decolagens no Carnaval

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *