Jornalista de Campinas lança o livro “Meus Diálogos com Joaquim Brasil Fontes”

A jornalista de Campinas, Ana Lúcia Vasconcelos, moradora do Jardim Chapadão, acaba de lançar o livro Meus Diálogos com Joaquim Brasil Fontes, que é uma coletânea de entrevistas com o professor, escritor, ensaísta, filosofo e tradutor Joaquim Brasil Fontes, livre docente da Unicamp durante décadas, sobre sua obra composta por treze livros onde ele deixa transparecer sua imensa cultura . Ela foi sua orientanda no mestrado na Unicamp na década de 90 do século XX. A primeira entrevista foi publicada no Jornal de Domingo de Campinas em 1992, a segunda no portal – atualmente fora do ar – Cronopios, a terceira no Germina Literatura e as outras no site da autora Vitabreve.

A autora explica que a primeira entrevista que fez com Joaquim Brasil Fontes aconteceu na sequencia da publicação de seu livro Variações sobre a Lírica de Safo-Texto Grego e Variações Livres, lançado na II Bienal Internacional do Livro em 1992 em São Paulo e editada pela Estação Liberdade com gravuras da artista plástica Fúlvia Gonçalves e foi publicada no Jornal de Domingo de Campinas (atualmente extinto) em novembro de 1992.

Ana ressalta que nesta entrevista ele abordou seus trabalhos, como começou a estudar a obra de Safo de Lesbos, sua forma de abordagem dos temas que tem muito da linguagem do cineasta Fellini, seu amor pela Grécia, pelo idioma grego, pela arte persa e outras preferências em matéria de arte. Fala também do livro Eros, Tecelão de Mitos. Em 2002 ela fez uma nova entrevista onde ele falou sobre seus novos livros: A Musa Adolescente (Iluminuras, 1998, SP) , seus estudos sobre Mallarmé, seus cursos, viagens e sobre a pesquisa mais recente cujo tema era a metamorfose que foi publicada no Cronopios, um dos maiores portais de literatura do Brasil atualmente fora do ar. A terceira entrevista foi feita 2007 e tratou do livro Os Anos de Exílio do Jovem Mallarmé, e a tradução de Eurípides, Sêneca, Racine. Hipólito e Fedra . Foi publicado no portal Germina Literatura que pode ser lida nesse link nhttps://www.germinaliteratura.com.br/2009/pcruzadas_analuciavasconcelos_jun2009.html em junho de 2009. A quarta entrevista aconteceu em 2015 e versou sobre sua tradução do livro Os Cantos de Maldoror e foi publicada no site Vitabreve. Em 2018 Ana Lúcia realizou duas entrevistas- a quinta que foi sobre o livro Nigredo- Estudos de morte e dulia e a sexta e ultima ainda em 2018, que tratou do seu ultimo livro publicado: O Livro dos Simulacros. Joaquim morreu em julho de 2019.

O livro contem ainda textos de alguns intelectuais amigos do Joaquim ou professores e alunos como Luís Carlos Borges, Sergio Castanho, Marcelly Tortelli Camacho e Ernani Teixeira e uma serie de e-mails trocados entre o professor e a jornalista que mostram um pouco da amizade deles e o processo criativo das entrevistas.

Edição do Autor: O contato para aquisição do livro pode ser feito através do WhatsApp

19 971410638

 

Read Previous

SIEEESP apoia o movimento Escolas Abertas

Read Next

Prefeitura de Campinas inicia distribuição de mais de 482 mil carnês de IPTU

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *