Após 30 anos, Fumec ganha sede administrativa própria e homenageia seu criador

Depois de 30 anos desde a sua criação, a Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) ganhou sede própria. O novo prédio, localizado na rua Antonio Cesarino, no Centro, foi inaugurado na manhã desta quinta-feira, 14 de dezembro. Nele funcionará a parte administrativa da Fundação que, desde 1987, é a responsável pela alfabetização de jovens e adultos (EJA) em Campinas.

Estavam presentes o vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira; a secretária municipal de Educação, Solange Pelicer; a diretora executiva da Fumec, Darci da Silva, além de vereadores, autoridades, colaboradores e parceiros. O espaço levará o nome do fundador da instituição, professor Enildo Pessoa.

O homenageado foi lembrado com respeito e admiração: “A visão que o professor Enildo teve há 30 anos ainda é viva e continua dando frutos. Muitas pessoas tiveram as suas vidas transformadas por meio da Fumec”, disse o vice-prefeito. A secretária de Educação complementou dizendo que “A visão do professor Enildo, lá de trás, ainda reverbera”, acrescentou Solange.

Fumec

Atualmente, mais de quatro mil alunos estão matriculados nos diversos programas de EJA oferecidos pela Fumec. A Fundação tem outros 6,5 mil alunos cursando a Educação Profissional, por meio do Ceprocamp – que é outro ‘braço’ da Fumec. Ao todo, são mais de 11 mil alunos matriculados.

Ao tomar conhecimento desses números e ver como o setor idealizado por seu pai cresceu e tornou-se parte fundamental do processo educacional na cidade, a filha de Enildo Pessoa, Patrícia Pessoa, lembrou: “Meu pai dizia que a Educação é a libertação do ser humano”.

A Fumec oferece quatro modalidades de Programas de EJA voltados para o Ensino Fundamental (1ª ao 4ª anos. Os cursos são voltados para analfabetos absolutos, analfabetos funcionais e educação profissional, além do EJA Profissões. Ao lado destes, há outros 19 cursos de qualificação profissional e seis cursos técnicos (nível médio).

Para dar conta de todo esse universo, a Fundação soma 450 colaborados e171 salas de aula espalhadas por cem espaços, nas cinco regiões de Campinas. Para a Educação Profissional, o Ceprocamp tem unidades no Centro, Satélite Íris, distrito do Campo Grande, Cambará e Jardim Myrian, além de locais cedidos por parceiros, tais como igrejas, entidades e empresas.

Mas o crescimento da demanda e a prioridade dada à educação de jovens e adultos continua exigindo a ampliação das atividades, como pontua a diretora executiva do órgão, Darci da Silva, contando que a Fumec ganhará novas salas de aula. “A Fundação continua crescendo. Vamos inaugurar a Fumec Noroeste – que será a primeira unidade descentralizada -, uma unidade no Jardim Miriam e já pleiteamos a reforma da sede do Ceprocamp”, adiantou.

Enildo Pessoa

O novo prédio da Fumec leva o nome do seu fundador, o professor Enildo Galvão Carneiro Pessoa. Ele foi o secretário de Educação, na primeira gestão do prefeito José Roberto Magalhães Teixeira, na década de 80.

No início, a Fumec foi criada com o intuito de oferecer vagas para a Educação Infantil. Para suprir essa necessidade, instituiu-se a Fundação, que era de caráter privado. O órgão oferecia professores pagos pelo município, uniformes, lanches e material escolar para os alunos, mas a gestão era feita pelas mães das crianças atendidas.

No entanto, a Fundação Educar que, na ocasião, assumiu a EJA (Mobral), passava por sérios problemas de manutenção. Então, Enildo Pessoa, na época secretário de Educação, incluiu o então Mobral como objeto institucional da Fundação.

O professor nasceu em Olinda, Pernambuco, em 1931. Sempre se dedicou a causas populares. Presidiu o porto, durante o mandato do governador Miguel Arraes, no Recife. Foi preso na ditatura militar. Em 1966, mudou-se com a família para Campinas, onde faleceu em setembro do ano passado.

Em Campinas, desempenhou inúmeras funções na área de planejamento e consultoria de empresas, prefeituras e no governo do Estado. Deu aulas e foi diretor da faculdade de Ciências Sociais da Puc-Campinas.

Read Previous

Mercado Mundo Materno em Campinas reúne cerca de 30 marcas criativas e palestrantes da região

Read Next

Leilão de veículos, equipamentos e sucata da Prefeitura será dia 7, próxima terça-feira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *