Mostra fotográfica retrata famílias africanas que buscam refúgio no Brasil
Uma exposição fotográfica composta por imagens de solicitantes de refúgio africanos será inaugurada nesta quinta-feira, dia 3 de maio, no saguão do Paço Municipal. A mostra, que leva o nome do serviço que recebe os imigrantes – “Refugiados da Casa de Passagem Terra Nova” – é composta por trabalhos de autoria dos fotógrafos Eduardo Tarran e Mário Castello. As fotos ficarão expostas até 17 de maio, das 8h às 17h.
As famílias fotografadas vieram de diferentes países da África como Congo, Angola, Camarão, Gana, Nigéria e Guiné-Bissau. Todas foram atendidos pela Casa de Passagem Terra Nova, primeiro equipamento de acolhimento social do Estado de São Paulo direcionado a solicitantes de refúgio e vítimas de tráfico de pessoas.
Administrada pela Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana (CROPH), a Casa já acolheu mais de 400 pessoas desde 2014, quando foi inaugurada. Sua prioridade são famílias com filhos de até 18 anos e mulheres grávidas.
Promovida pelo Serviço de Apoio ao Imigrante e Refugiado, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, a exposição tem parceria da Unicamp, por meio da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen) e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello.
Serviço
Exposição fotográfica “Refugiados da Casa de Passagem Terra Nova”
Data: 3 a 17 de maio
Horário: 8h às 17h
Local: saguão do Paço Municipal – Avenida Anchieta, 200