Oficina em Campinas capacita pessoas para a criação de hortas comunitárias
Encontro no Jardim Florence reuniu profissionais de serviços públicos e lideranças da região do Campo Grande para desenvolver projetos de hortas comunitárias
Capacitação em hortas comunitárias/Foto: Divulgação (PMC) |
Na terça-feira (20), Campinas recebeu a oficina “Caminhos e possibilidades para iniciar projetos de horta e agricultura urbana em instituições e equipamentos públicos”. O encontro teve como objetivo capacitar profissionais e lideranças comunitárias para implantar e manter hortas na cidade, fortalecendo a educação ambiental, a segurança alimentar e a integração social. Os participantes acompanharam na prática a Horta Piloto Cultivando no Florence, no Jardim Florence.
Voltada a servidores públicos, representantes de organizações da sociedade civil e lideranças comunitárias da região do Campo Grande, a oficina mostrou como as hortas podem ser incorporadas a escolas, unidades de saúde e equipamentos de assistência social. Além disso, os participantes conheceram caminhos para acessar mudas, insumos e apoio técnico por meio de iniciativas como o Viveiro Municipal e o Proamhor, da Ceasa Campinas.
Ao longo da programação, também aconteceram atividades práticas sobre a construção coletiva de canteiros e discussões sobre os desafios de implantação e manutenção de hortas urbanas. Ao final, os participantes receberam mudas de plantas e uma cartilha com orientações para aplicar o aprendizado em suas instituições e comunidades.
“Uma horta comunitária produz comida perto de quem precisa e pode funcionar na escola, no posto de saúde, no CRAS ou num terreno do bairro”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social de Campinas.
Oficina foi promovida pela Prefeitura de Campinas/ Foto: Divulgação (PMC)
Para José Luiz Fonseca, gestor executivo de relações institucionais e sustentabilidade da MRV&CO, apoiar a agricultura urbana é uma forma direta de transformar realidades locais. “As hortas comunitárias vão além do cultivo de alimentos. Elas promovem a convivência, estimulam a educação ambiental e aproximam as pessoas em torno de um objetivo comum. Apoiar iniciativas como essa é contribuir para comunidades mais participativas e sustentáveis”, destaca.
A oficina foi promovida pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e do Programa Campinas Solidária e Sustentável, com o apoio da construtora MRV, via programa Vizinho do Bem, e execução técnica do negócio social Pé de Feijão, especializado em agricultura urbana e educação alimentar.