Ônibus do Outubro Rosa rodam a partir de hoje

Transurc, SetCamp, Emdec e concessionárias apoiam o mês da prevenção ao câncer de mama, que será divulgado nos ônibus, site e facebook

Os ônibus adesivados na cor rosa para divulgar a campanha de prevenção ao câncer de mama começam a rodar hoje pelas ruas da cidade. A medida faz parte das ações em apoio ao Outubro Rosa, definidas pela Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp), a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), juntamente com as concessionárias do transporte urbano de Campinas.

O setor apoia o Outubro Rosa, mês escolhido mundialmente para a conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.  As concessionárias Expresso Campibus, Itajaí, Onicamp, VB1 e VB3 adesivaram cinco ônibus do transporte urbano com a cor rosa, os quais irão operar até o fim do mês de outubro pelas ruas da cidade. Além disso, a Transurc coloriu o site www.transurc.com.br com a cor rosa, está divulgando a campanha no facebook e distribuiu laços rosa para toda a equipe de funcionários, convidados a usar o adereço no uniforme durante o mês de outubro.

“Os ônibus e nossos canais de comunicação têm visibilidade para uma grande parcela da população. Então, ao apoiar a causa, esperamos contribuir para que cada vez mais mulheres façam a prevenção ao câncer de mama”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, depois do de pele não melanoma. O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres.

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é relativamente rara antes dos 35 anos, mas, acima dessa idade, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), anualmente no Brasil surgem em média 57 mil novos casos de câncer de mama.

Não há uma causa única, mas diversos fatores estão relacionados à doença. Ser mulher e envelhecer são os principais fatores que aumentam o risco. Além desses, há fatores importantes, como obesidade, principalmente após a menopausa, sedentarismo, sobrepeso, consumo de bebida alcoólica e exposição frequente a radiações ionizantes (raios X).

Entre os fatores hormonais, são situações importantes a primeira menstruação antes de 12 anos, o fato de não ter tido filhos, primeira gravidez após os 30 anos, não ter amamentado, parar de menstruar após os 55 anos e ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos. Mulheres com histórico familiar da doença também devem ficar atentas.

Read Previous

Cultura abre edital para expositores da tradicional Feira de Natal

Read Next

Escola Salesiana São José celebra o Outubro Rosa com palestra ministrada pela médica Sílvia Brandalise

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *