Pedreira do Chapadão é ponto turístico para Campinas e Região

 

Situada no Jardim Chapadão, onde até o começo da década de 1970 funcionou ativamente como uma pedreira, o espaço é icônico. Para quebrar as grandes rochas que haviam lá, os trabalhadores faziam explosões que ocorriam duas vezes por dia, pela manhã, por volta das 10h e no período da tarde, às 15h, antes destas explosões soava uma sirene de alerta. O “estrondo” era ouvido até próximo ao Balão do Castelo, já que na época as residências eram, em sua maioria, de construções horizontais, não havendo obstrução do som com pouca presença de prédios. Em alguns dias era possível, inclusive, sentir um tremor que se estendia por até 1 quilômetro, devido à intensidade da explosão.

Caminhões basculantes faziam o transporte das pedras entravam embaixo de uma estrutura de metal, até hoje existente lá, para receber a carga de pedras. Depois disso, subiam em lentidão pela avenida Marechal Rondon, ainda sem asfalto e bem mais estreita do que é hoje.

Inaugurada no final da década de 1980 como espaço público,a praça no começo não era atraente e chegou até a ficar uns 2 anos em situação de total abandono por falta de interesse do Poder Público.

Em dezembro de 1994, a Pedreira do Chapadão recebeu nome de Praça Ulisses Guimarães. Uma estrutura metálica, instalada no vão maior perto da entrada,confirma essa uma homenagem ao importante político morto naquele ano.

Durante um bom período que recebeu shows mais populares, o local passou a ser chamada de Praça Maior. Em diversas administrações chegou a receber algumas melhorias e pouca manutenção. E, foi em de 2013 que aconteceu uma reforma mais significativa. A estrutura melhorada, com instalação de quiosques, aumento da oferta de banheiros, reestruturação do playground, pinturas da quadra, inauguração do quiosque de sorvete e jardinagem agrada ao público visitante.

Shows memoráveis

Ao longo de sua história, a Praça Ulisses Guimarães recebeu shows grandiosos e inesquecíveis, entre eles “Amigos”, produzido pela Rede Globo, com a formação original das duplas sertanejas, uma grandiosa festa de uma cervejaria com presença de duplas sertanejas, J Quest, Denotautas e outros. O local também já foi palco de apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal e Festival de Blues.

Mais recentemente, entre 2018 e 2019, a praça sediou eventos gastronômicos organizados com apoio da Prefeitura de Campinas, além de feira do automóvel. Até um saudoso cine drive-in (cinema a céu aberto) aconteceu lá, com sucesso.

Com aproximadamente 130.000 de área, pista de cooper e  caminhada, o amplo estacionamento interno, para 60 carros, recreação para crianças, a presença da Guarda Municipal, a Praça Ulisses Guimarães ganha público dia a dia. Passou a ser opção de lazer de moradores e visitantes de outros municípios que passam horas do dia por lá, seja fazendo pic-nic, praticando algum tipo de esporte ou usando os paredões, cascata d’água e áreas verdes como cenário para fotos e festas infantis.

Read Previous

Pavê de Nozes Integral

Read Next

Descubra quais são os 4 signos mais generosos do zodíaco

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *