Pulmão gigante alerta para os perigos à saúde provocados pelo cigarro
Um pulmão gigante inflável será exposto em Americana no próximo dia 29 de maio, e poderá ser visitado das 8 às 16 horas, no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. A ação é uma forma de conscientizar sobre os riscos que envolvem o uso de tabaco, além de marcar o dia 31 de maio, quando é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco. Organizada pelo Grupo SOnHe, a iniciativa reforça a importância do último dia de maio, em que todos os esforços estão voltados para levar informações à população sobre as consequências do cigarro. Rafael Luís do Carmo, oncologista do Grupo SOnHe e coordenador da UNACON (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana, explica que ações como essa devem ser constantes para sensibilizar os fumantes e alertar aqueles que ainda não experimentaram o cigarro. “Quanto mais informação as pessoas tiverem, mais capacidade de discernimento elas desenvolverão, até perceberem que o cigarro é um perigo”, reforça o oncologista.
No Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), de 2019, 12,8% das pessoas se apresentavam como fumantes. O cigarro ainda é a maior causa evitável de mortes, sendo responsável por mais de 8 milhões anualmente em todo o mundo. O câncer de pulmão é a principal causa de morte em função do cigarro, sendo responsável, por exemplo, pela morte da cantora Rita Lee, no começo de maio. Fumante desde os 22 anos, Rita Lee descobriu o câncer 50 anos depois e manteve o tratamento por dois anos. Por isso, a conscientização deve ser um esforço coletivo, reforça Danilo Carvalho Oliveira secretário de saúde de Americana. “Acreditamos que essa união de esforços seja extremamente importante para a população tomar consciência sobre os perigos que envolvem o cigarro”, explica o secretário.
O câncer pulmão é o segundo mais incidente no mundo, sendo responsável, segundo a OMS, por 2,2 milhões de novos casos por ano, o que representa 11,4% dos casos de câncer registrados mundialmente. No Brasil, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de que entre 2023-2025 devam ser diagnosticados 15 mil novos casos por ano de câncer de pulmão. O tabagismo, portanto, é responsável por 443 mortes por dia no Brasil. “Trazer um pulmão gigante para a porta do principal hospital da cidade é oferecer à população a possibilidade de compreender na prática os riscos que envolvem essa doença, explica Anis Ghattás Filho, presidente da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, organização social que tem a gestão compartilhada com a prefeitura do Hospital Waldemar Tebaldi e da UNACON.
SERVIÇO:
Pulmão gigante alerta para os perigos provocados pelo cigarro
Data: 29/05/2023
Horário: 8 às 16 horas
Local: Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi – Av. da Saúde, 4165 – Jd. Nossa Senhora de Fátima – Americana/SP