SHARE

Músicos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas voltam a se apresentar, de forma presencial, em homenagem aos profissionais da área da enfermagem, durante a Semana da Enfermagem, que será celebrada a partir desta quarta-feira, 12 de maio, até o dia 20 de maio. A primeira apresentação será de um quarteto de cordas da Sinfônica, às 11h, no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, e, a segunda, às 14h, no Hospital Municipal Ouro Verde. 

  As homenagens continuam na quinta-feira, 13 de maio, com apresentação nos cinco centros de imunização para a Covid-19. Nesse caso, a homenagem será feita por um quinteto de cordas, que tocará para os trabalhadores que estão em atividade e também para as pessoas que estarão nos postos de vacinação. A apresentação seguirá todos os protocolos sanitários exigidos em razão da pandemia.    No repertório serão executadas músicas conhecidas do público, clássicas  e populares. “É uma honra participar da homenagem aos profissionais da enfermagem do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. Trabalhei 24 anos naquele local e muito do que sei aprendi ali. Tenho muito respeito pelos colegas e funcionários do Hospital, que merecem esse reconhecimento pelos serviços prestados nesta luta diária. Parabéns pelo Dia do Profissional da Enfermagem”, disse a secretária interina de Cultura, Marianne

Bockelmann.    “Esperamos com essas apresentações levar alegria, contentamento aos profissionais da enfermagem e também às pessoas da sociedade campineira que vivenciam esse momento de vacinação, tão esperado por todos nós”, disse o maestro da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Victor Hugo Toro.    A última apresentação da Orquestra com público foi em 27 de setembro de 2020, com o “Concerto da Primavera – As Flores Estão Voltando” para os profissionais da saúde das redes pública e privada. A apresentação foi fechada para 100 profissionais (que podiam levar um acompanhante) e foi realizada na Concha Acústica do Taquaral.    

Semana da Enfermagem A coordenadora de Enfermagem do Departamento de Saúde de Campinas, Renata Cauzzo Zingra Mariano, ressaltou o quanto a homenagem é um presente às equipes de enfermagem, que são tão importantes na área da saúde. “São os profissionais que estão sempre à beira do leito do paciente, equipes que atuam 24 horas por dia e, muitas vezes, não são valorizados e reconhecidos.”  Para Renata, atualmente, a equipe ganha destaque por conta do momento pandêmico que vivemos. “Enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares estão assistindo diretamente aos pacientes nos hospitais, nos centros de saúde, nos serviços de referência e especialidades, regulando o sistema de leitos, monitorando a pandemia e propondo ações, e são os grandes responsáveis pelo planejamento e execução da campanha de vacinação.

Gostaria que eles fossem sempre lembrados como agentes fundamentais, como parte essencial das equipes, assim como todos os trabalhadores que atuam na área de saúde. São guerreiros e nesta semana fazemos questão de lembrar o quanto são importantes”.   

LEAVE A REPLY