Teleférico de Pedreira volta a funcionar após mais de 20 anos 

A cidade volta a oferecer aos visitantes uma opção de lazer que há alguns anos estava paralisada 

Após quase 20 anos desativado, o teleférico de Pedreira voltou a ser um dos cartões postais e atração turística no Circuito das Águas. Depois de um ano e meio de revitalização, o equipamento que conecta a Avenida Marginal ao Morro do Cristo voltou a operar no último dia 30 de julho. Grande parte dos recursos para essas reformas foram levantados através da parceria do governo do Município com o governo do Estado. Para a reestruturação completa do complexo foram investidos mais de R$ 2 milhões.

Teleferico 1

“Foi um grande desafio fazer esse projeto, todos os equipamentos eram antigos e estavam parados há muito tempo. Foi realizada uma série de modernizações, e adequações às Normas Brasileiras de Regulamentação (NBRs), para tornar a atração mais eficiente, sustentável e segura para os turistas. Além da reforma, há um plano de manutenção para que o sistema permaneça em ótima performance por um longo tempo”, disse Wilson Miguel, gestor de Projetos de Inovação no Grupo Eco & Eco, empresa responsável pela elaboração de todo o diagnóstico, projeto e desenvolvimento de um plano funcional, sustentável e seguro para viabilizar a execução da revitalização da atração turística.

A operação do Teleférico será de responsabilidade da Euro Teleféricos. A atração turística ficará aberta aos finais de semana e feriados das 8h às 16h. A prefeitura de Pedreira informou que os ingressos terão o valor de R$ 20 com direito a meia entrada.

“Pedreira volta a oferecer aos visitantes uma opção de lazer que há alguns anos estava paralisada. É a reativação, depois de uma demorada e rígida restauração, do Teleférico, um dos equipamentos mais utilizados no turismo mundial. É um projeto transformador e de impacto, que terá uma influência positiva no turismo e consequentemente na economia da cidade. É o retorno de uma atividade que merece ser destacada. Atualmente no Brasil são poucas as cidades turísticas que contam com um teleférico. Mas os que têm o equipamento o divulgam pela projeção que dão ao local e colocam os municípios em destaque. Na terra em que se respira arte, o Teleférico volta a dar maior movimentação ao Complexo do Morro do Cristo, mesmo porque há ainda outros novos e magníficos projetos que foram implementados no local”, comenta o prefeito de Pedreira Fábio Vinicius Polidoro.

Com a possibilidade de ter a vista do Rio Jaguari e montanhas da Serra da Mantiqueira, a paisagem ainda permite oferecer aos turistas o pôr-do-sol durante o passeio, que dura 20 minutos com capacidade de 108 pessoas por hora. Para que o teleférico ficasse totalmente seguro, foram necessários a troca de mais de 1200 metros de cabos de aço que sustentam as cadeiras, reforma completa das torres de sustentação, volantes e casa de máquinas.

“Pedreira recebe em torno de 20 mil turistas por fim de semana, por ano o número passa de 1 milhão de visitantes. Essa obra é fundamental para gerar mais recursos para o município”, diz Wilson Miguel. 

Além do teleférico, os convênios estão garantindo a reforma de toda a praça que recebe a atração, como a construção de sanitários, lanchonete com um deque sombreado por um pergolado em seu entorno, paisagismo, playground e implantação de relógio de flores

EKTO GRUPO BANNER INSTITUCIONAL

Read Previous

Trupe Benkady apresenta o projeto Sons d´Oeste em seis cidades do estado de São Paulo

Read Next

Zona Azul Digital terá fiscalização educativa até 16 de setembro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *