Turismo do Estado de São Paulo recupera ritmo de abertura de novas empresas

Saldo positivo é de quase 3.000 novas empresas, mesmo patamar de antes da pandemia

O ritmo de abertura de empresas do setor de turismo no Estado de São Paulo já se recuperou totalmente ao nível do período pré-pandemia. O saldo do primeiro semestre de 2022 é de quase 3.000 novas empresas.

Nos primeiros seis meses do ano, o Estado de São Paulo contabilizou 8.517 aberturas de empresas relacionadas ao setor do turismo e 5.628 baixas, estabelecendo um saldo positivo de 2.889 empresas de turismo. Isso representa 99,41% do registrado no primeiro semestre de 2019, quando houve um saldo acumulado de 2.906 novas empresas.

Os meses de maior crescimento foram fevereiro, março e maio, que concentram 57,42% de todo o saldo positivo de 2022. Maio foi o mês com o melhor saldo de novas empresas do setor de turismo (733).

O estudo foi feito pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo, vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. Foram utilizados dados da Junta Comercial e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O levantamento analisou dados de 11 atividades: alojamento, alimentação, transportes rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo, locação de veículos, agências de turismo, organização de eventos e atividades culturais, esportivas e de lazer.

Os setores que mais se destacaram no período foram atividades culturais (aumento de 133% em relação a 2019), atividades esportivas e de lazer (93% de aumento), alojamento (33%), locação de veículos (9%) e organização de eventos (5%). Apenas os transportes aquaviário e ferroviário tiveram saldo negativo.

“O saldo positivo na abertura de novas empresas reflete a retomada do turismo no Estado de São Paulo, uma atividade fundamental para geração de emprego e renda e desenvolvimento da economia como um todo. Temos investido fortemente nos últimos quatro anos para criar condições para atrair cada vez mais turistas e novas empresas em todo o Estado”, afirma Vinicius Lummertz, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Read Previous

Amigos se reúnem em confraternização no Círculo Militar de Campinas

Read Next

Campinas ganhará mais 19 reservatórios de água potável em 14 bairros

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *