Vigilância Sanitária de Campinas interdita casa de idosos irregular

Fachada da casa de repouso no Guanabara(Divulgação/Prefeitura de Campinas)

A Vigilância Sanitária de Campinas interditou na sexta-feira, dia 24, uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) que funcionava irregularmente no bairro Guanabara. O local não tem licença sanitária e nem estrutura física adequada, com poucos banheiros e espaço insuficiente, o que provoca aglomerações. Além disso, foram constatadas más condições de higiene, falta de controle de medicamentos e falta de prontuário. A proprietária do espaço já teve outros dois estabelecimentos interditados no Jardim Santa Mônica.

De acordo com a chefe do setor de serviços de saúde da Vigilância Sanitária, Ana Lúcia Montini, a ILPI foi identificada depois que um idoso de 71 anos morreu de Covid-19, dia 3 de abril, em um hospital da cidade. Os técnicos foram acompanhar o caso positivo e descobriram que o endereço fornecido no ato da internação estava incorreto. “Procuramos o Samu, que levou o paciente para o hospital, e identificamos o endereço correto. Fomos até lá na tarde de ontem (quinta-feira, dia 23), mas uma funcionária afirmou que não conhecia o paciente e que não se tratava de uma instituição de idosos”, contou. No entanto, os técnicos constataram a presença de vários idosos na casa. “Voltamos nesta sexta-feira, acompanhados da Polícia Militar e de médicos e enfermeiros do Departamento de Saúde da Secretaria de Saúde”, disse.
A ILPI abriga 19 idosos e conta com quatro funcionários, além da proprietária e do marido. Todas as pessoas foram testadas, por meio de testes rápidos, para Covid-19. “Nenhum deu positivo, mas vamos continuar acompanhando essas pessoas, pois ainda não podemos descartar a doença”, afirmou. Os idosos serão mantidos no local por mais 14 dias, período de observação. Eles serão acompanhados pela Secretaria de Saúde.
A PM registrou um boletim de ocorrência e a Vigilância Sanitária irá apresentar um relatório à Polícia Civil.
Fonte: Assessoria de Imprensa da PMC

Read Previous

Campanha no Balão do Castelo arrecada 18,5 toneladas em doações de alimentos e produtos de higiene

Read Next

Prefeitura anuncia plano para retomada do comércio a partir de 4 de maio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *