2º Festival de Vinhos ABS Campinas começa nesta segunda-feira (24)

 

O festival terá desde atividades gratuitas a programação para público iniciante e especializado.    

O 2º Festival de Vinhos ABS Campinas – Associação Brasileira de Sommeliers de Campinas – começa na próxima segunda-feira, 24 de julho e vai até 03 de agosto, com programação especial em comemoração aos 15 anos da entidade na região de Campinas.

As inscrições para as atividades já estão abertas e as vagas são limitadas. Para a palestra gratuita “Introdução ao Mundo dos Vinhos”, atividade que abre oficialmente o festival na próxima segunda-feira, dia 24, a ABS sugere a reserva antecipada, já que as vagas são limitadas e a palestra é bastante disputada.

Em edição comemorativa, o festival traz novidades, entre elas, um curso de enogastronomia, uma degustação especial de “Vinhos brasileiros da Serra da Mantiqueira”, que vem se destacando entre a geração de novos vinhos brasileiros premiados, e uma degustação selecionada de vinhos de Bordeaux, a mais antiga região vitivinícola da França, conhecida por um dos terroirs mais famosos do mundo.

O evento é voltado aos apaixonados por vinhos e tem o objetivo de promover conhecimento técnico sobre o universo dos vinhos, mais difundido em outros países, fortalecendo, desta forma, o interesse pelo tema na região de Campinas e arredores. O festival irá ocorrer parte na sede da ABS-Campinas e em outros locais, com uma série de atividades, como palestra, curso básico de vinhos e de enogastronomia, uma exposição cultural “Expo Vinho & Arte”,  confrarias, jantares e degustações de vinhos orientadas por especialistas .

Programação

Na abertura do festival, o presidente da ABS-Campinas, Bruno Vianna, um dos maiores especialistas em vinho no Brasil e um dos poucos brasileiros que conquistou o Diploma do Wine & Spirit Education Trust, em Londres, irá ministrar uma palestra gratuita voltada a leigos que querem se iniciar no mundo do vinho, ensinando as técnicas básicas da degustação. A palestra “Introdução ao Mundo dos Vinhos”, não exige formação prévia e é uma grande oportunidade de entender um pouco mais sobre o assunto e desenvolver minimamente a experiência degustativa e olfativa que envolve o universo de aromas e notas do vinho.

Serão apresentadas as principais uvas, países e regiões produtoras de vinho do mundo, enquanto se degusta descontraidamente vinhos de diversas uvas e países. Para garantir a vaga gratuita e também minimizar faltas, é preciso desembolsar antecipadamente o valor de (R$ 40), que será devolvido no dia do evento.

 

Confira a agenda completa das atividades do 2 º Festival de Vinhos ABS Campinas

 

24/07 (seg) às 20h – Palestra gratuita “Introdução ao Mundo dos Vinhos”

25/07 (ter) às 20h – Degustação “TOP BORDEAUX 100 – Vinho de 100 pontos / 5 Sub-regiões / Melhores Safras”

26/07 (qua) às 20h – Início do 58º Curso Básico de Vinhos – Porta de entrada para o mundo dos vinhos

27/07 (qui), das 18h às 22h – II Expo Vinho & Arte – ABS-Campinas

31/07 (seg) às 20h – Jantar Enogastronômico “Leve seu Vinho” – na Forneria San Pietro, Restaurante Amigo da ABS.

01/08 (ter) às 20h – Início do Curso de Enogastronomia, que será dividido em 2 aulas e mais um jantar didático, comentado e harmonizado, reunindo teoria e prática.

02/08 e 03/08 (qua/qui) às 20h – Encontros de 6 Confrarias de Degustação da ABS-Campinas

03/08 (qui) às 20h – Degustação Especial “Vinhos da Serra da Mantiqueira”

 

Fundada em julho de 2002, com o propósito de difundir a cultura do vinho na região, pela informação, experiência e ensino, já passaram pela ABS mais de 3 mil  alunos formados nos cursos básico e avançado. A ABS-Campinas é uma entidade sem fins lucrativos, e a única entidade brasileira filiada à Association de la Sommellerie Internacionale – ASI e é reconhecida no Brasil como a melhor fonte de conhecimento sobre vinhos de todo o mundo, isenta de interesses comerciais.

Neste ano, comemora 15 anos de atuação em Campinas e desde 2002 vem promovendo o conhecimento e a cultura do vinho de inúmeras formas, entre elas, cursos de formação, como o de Sommelier Profissional, reconhecido internacionalmente, para quem deseja trabalhar no setor de vinhos e outras bebidas. Oferece também vários cursos para apreciadores de vinhos, básico e avançado.

Experiências diferenciadas são promovidas em degustações, confrarias de degustação, avaliações de vinhos, palestras e jantares harmonizados. Além disso, organiza viagens enogastronômicas às principais regiões produtoras do mundo, com visitas técnicas as suas principais vinícolas. São 3 viagens por ano, sendo uma no Brasil.

 

SERVIÇO

Associação Brasileira de Sommeliers – Campinas
Local: 
Rua Conceição, 233 – Sala 1903 – Centro Empresarial Conceição
(ao lado da Praça Carlos Gomes, onde está também o Shopping Jaraguá) – Centro, Campinas – SP
Telefone: (19) 3233-8611 para atendimento e reserva das vagas para o Festival: das 10h às 18h.
Contato por e-mail: abscampinas@abs-campinas.com.br
Site: www.abs-campinas.com.br

 

Read Previous

Concurso de diretores da Educação SP fecha primeira fase com 44.322 inscrições

Read Next

Prefeito entrega PLs da LOA 2018 e do Plano Diretor à Câmara Municipal

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *