2º Festival Inclusão na Diversão acontece sábado na Pedreira do Chapadão

A Pedreira do Chapadão será palco do segundo Festival de Arte Inclusão na Diversão neste sábado, dia 16 de fevereiro, das 14h às 17h. O evento gratuito terá apresentações musicais, de dança e teatro. Os personagens da Turminha Inclusão na Diversão estarão presentes. Composta por personagens inspiradas em crianças reais atendidas pelo Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), a Turminha tem cinco crianças: Sofia, criança cega; João Victor, com deficiência física; Jade, sem deficiência; Enzo, que tem deficiência intelectual (autista); e Isabela, criança surda.

Quem passar por lá também vai ganhar pacotes de pipoca e bexigas com a inscrição “Solte seu Preconceito”. Ao final do evento, uma mãe de uma criança com deficiência dará um depoimento e convidará os presentes a soltarem os balões para o ar.
A secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH), Eliane Jocelaine Pereira, ressaltou a importância do evento que se insere dentro das políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência. “Ficamos muito felizes em poder realizar mais uma edição do Festival. Incluir brincando e informar convivendo é uma das melhores maneiras de promover direitos e a superação de barreiras atitudinais”.
O Festival Inclusão na Diversão trará as oficinas Incluir Brincando, uma iniciativa que traz quatro tendas com informações e atividades sobre quatro modalidades de deficiência: física, intelectual e mental, auditiva e surdez e deficiência visual e cegueira. Em cada uma delas haverá uma entidade que trata dessa deficiência e que fará oficinas para mostrar, de forma lúdica, quais são as limitações destas deficiências. Essas atividades ocorrerão entre 14h e 15h30, no primeiro momento do festival.
Uma quinta tenda terá como tema “profissões”, tendo como objetivo mostrar as capacidades profissionais de pessoas com deficiência. Cinco pessoas adultas com deficiência, e com carreira profissional sólida, farão uma demonstração de seus trabalhos. Esses profissionais conversarão com a população, respondendo perguntas e desconstruindo preconceitos. Das 15h30 às 17h, no palco principal, haverá teatro de bonecos com a Turma do Bairro e apresentação do grupo Humaniza Dança.
A ação é promovida pelo CRPD, ligado à SMASDH. Os recursos são do PROAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo) e seu projeto elaborado pelo CRPD venceu em primeiro lugar no Estado de São Paulo no edital. São três edições do festival no total. A primeira edição foi em dezembro do ano passado e a terceira será no dia 4 de maio de 2019, no Parque Dom Bosco.
Serviço:
Festival “Inclusão na Diversão”
Data: 16 de fevereiro, das 14h às 17h
Local: Pedreira do Chapadão, R. Dr. Alcídes Carvalho, s/nº, Jardim Chapadão, Campinas.
Entrada franca

Read Previous

Hospital Vera Cruz recebe certificação de qualidade em saúde

Read Next

Cerimônia de Entrada dos Novos Alunos da Escola de Cadetes – 445 jovens ingressam na Escola Preparatória de Cadetes do Exército

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *