Cerimônia de Entrada dos Novos Alunos da Escola de Cadetes – 445 jovens ingressam na Escola Preparatória de Cadetes do Exército



A Escola Preparatória de Cadetes do Exército recebe, neste próximo dia 16, a partir das 9h, 445 jovens candidatos que aspiram à carreira de Oficial Combatente de Carreira do Exército Brasileiro. A entrada solene pelo portão marca a matrícula na EsPCEx e o início efetivo da preparação para serem futuros Oficiais do Exército.
A Solenidade inicia-se com a abertura do portão. O Aluno mais novo e o Comandante da Escola realizam a tradicional abertura do “Portão das Armas”. Os candidatos, um a um, entram em fila pelo Portão da EsPCEx em direção ao Corpo da Guarda (túnel de acesso ao prédio principal), simbolizando o desejo voluntário de servir à Pátria. Uns de passeio completo, candidatos oriundos de colégios civis, outros com uniforme, trajados conforme os Colégios Militares de onde vieram, dão passos firmes e constantes em busca do sonho de estudar na EsPCEx.

Após a passagem pelo Portão, os Alunos já se preparam para entrar em forma novamente, mas agora na Praça Cidade de Campinas. Desta vez, estarão vestindo, pela primeira vez, o tão sonhado uniforme do Exército Brasileiro, e receberão a boina azul ferrete, símbolo do Aluno, das mãos de seus padrinhos e madrinhas. A entrega da boina é marcada por emoção, pois é o momento em que Aluno e familiares veem concretizada a matrícula na EsPCEx, depois de tanto esforço e superação nas etapas do concurso.

O concurso para ingresso na Escola vem aumentando o número de candidatos a cada ano. Foram mais de 40 mil inscritos para o Exame Intelectual, primeira etapa do concurso. Os aprovados passaram ainda pela entrega de documentos, a inspeção de saúde, o exame de avaliação psicológica e o exame de aptidão física. A EsPCEx abriu 400 vagas para candidatos do sexo masculino e 45 do feminino, neste ano.

Durante esse período de um ano em que os Alunos passarão na EsPCEx, eles serão preparados e forjados para dar continuidade à formação na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) por mais quarto anos. Após concluírem a AMAN, serão declarados Aspirante-a-Oficial.

Read Previous

2º Festival Inclusão na Diversão acontece sábado na Pedreira do Chapadão

Read Next

Viracopos é eleito pelos passageiros o Melhor Aeroporto do Brasil em 2018

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *