Alunos da turma 2019 enfrentam chuva e fazem a primeira passagem pelo Portão da EsPCEx

445 jovens ingressam na Escola Preparatória de Cadetes do Exército

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército recebeu, na manhã deste sábado, 16, mesmo debaixo de chuva,  jovens candidatos que aspiram à carreira de Oficial Combatente de Carreira do Exército Brasileiro. A entrada solene pelo portão marcou  a matrícula na EsPCEx e o início efetivo da preparação para serem futuros Oficiais do Exército. Esta foi a terceira turma mista, composta por 372 alunos do sexo masculino e 44 do sexto feminino.
A Solenidade teve início com abertura do Portão das Armas, que foi feita pelo comandante da Escola Preparatória de Cadetes, com a ajuda do aluno mais novo, Adonis. Os candidatos, um a um, entraram em fila pelo Portão da EsPCEx em direção ao Corpo da Guarda (túnel de acesso ao prédio principal), simbolizando o desejo voluntário de servir à Pátria. Uns de passeio completo, candidatos oriundos de colégios civis, outros com uniforme, trajados conforme os Colégios Militares de onde vieram, dão passos firmes e constantes em busca do sonho de estudar na EsPCEx.

Após a passagem pelo Portão, os Alunos, já usando o tão sonhado uniforme do Exército Brasileiro,  entraram em forma  na Praça Cidade de Campinas e receberam, das respectivas madrinhas e padrinhos, a boina azul ferrete, símbolo do Aluno. A entrega da boina, mais uma vez, foi marcada por muita  emoção, pois é o momento em que Aluno e familiares veem concretizada a matrícula na EsPCEx, depois de tanto esforço e superação nas etapas do concurso.

 

O concurso para ingresso na Escola vem aumentando o número de candidatos a cada ano. Foram mais de 40 mil inscritos para o Exame Intelectual, primeira etapa do concurso. Os aprovados passaram ainda pela entrega de documentos, a inspeção de saúde, o exame de avaliação psicológica e o exame de aptidão física. A EsPCEx abriu 400 vagas para candidatos do sexo masculino e 45 do feminino, neste ano.

Durante esse período de um ano em que os Alunos passarão na EsPCEx, eles serão preparados e forjados para dar continuidade à formação na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) por mais quarto anos. Após concluírem a AMAN, serão declarados Aspirante-a-Oficial.

Read Previous

Espetáculo no sesi Campinas amoreiras retrata histórias de refugiados

Read Next

Conselho Municipal de Turismo abre inscrições para vagas destinadas a guia

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *