SHARE
Campinas atingiu, nos últimos dias, a menor taxa de transmissão da Covid-19 entre moradores da cidade. Agora, a taxa está em 1, ou seja, cada paciente positivado transmite a doença para no máximo uma pessoa.
A taxa de transmissão é importante para medir a velocidade de transmissão do vírus, projetar cenários para o futuro e definir medidas para tentar frear a disseminação da doença.
Na última quinzena de maio, a cidade atingiu o maior índice: 1,8, ou seja, cada paciente infectado podia transmitir a doença para quase duas pessoas.
O secretário de Saúde, Carmino de Souza, atribuiu a queda da taxa à quarentena e ao isolamento social. “A notícia é positiva, mas vamos ficar mais tranquilos quando estiver abaixo de 1. Não podemos relaxar, a quarentena, o distanciamento social e os cuidados com os mais vulneráveis têm que ser mantidos. Não podemos relaxar neste momento”, disse o secretário de Saúde, Carmino de Souza.
É importante que essa taxa não volte a subir. Para isso, é preciso a colaboração de todos, ou seja, que as pessoas evitem sair de casa se não for extremamente necessário; e ao sair, façam o uso correto da máscara, lavagem adequada das mãos e mantenham o distanciamento mínimo de 1,5m de outras pessoas.

LEAVE A REPLY