Ceasa seleciona fotógrafos; workshops começam neste sábado

Mais de 200 pessoas se inscreveram para participar do projeto, em parceria com o Festival Hercule Florence; 60 foram selecionados para três oficinas

Teste de montagem de paletes para a exposição do projeto Foto Ceasa (Divulgação)

O projeto “Foto Ceasa – Festival Hercule Florence: exposição, workshop e caminhada” encerrou as inscrições e já selecionou os 60 participantes dos três workshops fotográficos que serão realizados na Ceasa Campinas. As duas primeiras oficinas (Mercado de Flores e A Cara da Ceasa) começam neste sábado (14/04), das 9h às 12h, no Mercado de Flores da central de abastecimento. O terceiro workshop (Projetos Sociais) começa no próximo dia 19. Uma caminhada fotográfica, no dia 12/5, encerrará os trabalhos do projeto (Veja programação completa e relação de selecionados no link https://fotoceasa.wordpress.com).

Pela primeira vez, a Ceasa Campinas é tema do Festival Hercule Florence de Fotografia, realizado anualmente em Campinas e que atrai profissionais de várias regiões do País. O evento – que tem a curadoria do fotógrafo Ricardo Lima e projeto do arquiteto Flávio Rolfsen Laurini – vai retratar os mercados, personagens e programas sociais do entreposto. Participarão do projeto os fotógrafos Alex Ribeiro, Touché, Felipe Tazzo, Denise Maher e Alexandre Urch, que comandarão os workshops.

 

Exposição

O resultado do trabalho das oficinas será uma grande exposição do material obtido, no píer do Mercado de Flores, cuja abertura será feita em 12 de maio, mesmo dia em que será realizada a terceira edição do Ceasa Gourmet, no mesmo local. Imagens de grande porte serão instaladas em módulos elaborados com paletes de madeira recolhidos na própria central de abastecimento.

Outras fotos serão ampliadas em tecido especial e expostas em postes de ruas internas do entreposto. Todo o material ficará exposto na Ceasa por um mês. Parte do material físico permanecerá na empresa depois da exposição. Todo o acervo fotográfico digital resultante do projeto será doado à Ceasa Campinas.

Sobre o Festival

Criado em 2007, o Festival Hercule Florence chega a sua 11ª edição e tem como matriz a invenção isolada da fotografia no Brasil, feita em Campinas, em 1833, por Hercule Florence, considerado o pai da fotografia. Esse fato desencadeou na cidade atitudes fotográficas no percurso dos séculos. Dessa cultura fotográfica, nasceram os grupos de fotografia e o festival, a partir da criação da Semana Hercule Florence. Mais de 120 mil pessoas e 80 fotógrafos brasileiros e estrangeiros já participaram do evento ao longo dos anos.

Read Previous

João Cury Neto assume a Secretaria da Educação de São Paulo

Read Next

Neste final de semana destaques para peça  ‘Sobre Um Lugar Qualquer’ e show com grupo ‘Diretoria’ 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *