Coleta seletiva em Campinas foi retomada nesta segunda-feira, 21 de setembro

A coleta seletiva em Campinas foi retomada nesta segunda-feira, 21 de setembro. A população pode voltar a separar o material reciclável, que será coletado e levado às cooperativas de reciclagem. O destaque da volta do serviço foi feito pelo prefeito Jonas Donizette durante transmissão pelas redes sociais na tarde desta segunda-feira, 21 de setembro.

O serviço estava suspenso desde o fim de março, início da pandemia, por orientação da Vigilância Sanitária, para conter a disseminação do coronavírus.

A Prefeita agora retoma com todos os protocolos. Para retornar às atividades, a Prefeitura e as cooperativas se prepararam para cumprir as medidas sanitárias estabelecidas pela Vigilância. As cooperativas receberam, da Administração, uniformes, incluindo calçados, e EPIs como máscaras, luvas, protetor facial, touca, avental. Também estão recebendo álcool gel e desinfetante”, disse o prefeito, Jonas Donizette.

Os cooperados estão sendo orientados a seguir todas as medidas sanitárias, como distanciamento, ajuste do horário de trabalho para evitar aglomeração, usar os uniformes e equipamentos e fazer higiene.

Obedecemos ao plano de retomada atendendo às exigências da Secretaria Municipal de Saúde que envolve basicamente três atores: o munícipe, a Prefeitura e as cooperativas. O munícipe volta a fazer a separação do reciclável, na origem, disponibiliza para o sistema municipal de coleta seletiva e esse sistema entrega às cooperativas, que faz a triagem e a valorização desses materiais para comercialização”, explicou o diretor do Departamento de Limpeza Urbana, Alexandre Gonçalves.

Há 11 cooperativas recebendo os recicláveis, que são coletados em 75% dos bairros da cidade, uma ou duas vezes por semana, nos períodos diurno, a partir de 8h, e noturno, a partir de 16h.

Para saber o dia e o período da coleta no endereço, basta consultar pelo Portal do Cidadão, no cidadao.campinas.sp.gov.br, selecionar “Meio Ambiente”, depois “Coleta de lixo no meu endereço” e colocar o endereço. Também é possível entrar no portal da Prefeitura www.campinas.sp.gov.br e clicar no banner do Portal do Cidadão e seguir os mesmos passos.

Os 16 ecopontos – que estavam abertos para receber outros tipos de materiais, como móveis, eletrodomésticos e restos de construção (de pequeno e médio porte), por exemplo – também voltaram a receber o material reciclável, que podem ser levados pela população. Endereço dos ecopontos: http://www.campinas.sp.gov.br/governo/servicos-publicos/ecopontos/

O prefeito Jonas Donizette disse que Campinas é uma cidade reconhecida pelo trabalho de limpeza urbana, mas já viu pessoas descartando de forma inadequada, até mesmo próximo a ecopontos. “Gosto de uma frase: ‘Uma cidade limpa não é a que mais se limpa, mas a que menos se suja'”, disse o prefeito, que aproveitou a ocasião para cumprimentar a cidadã Amália Martins Paradizo, citada em uma reportagem por separar e armazenar os recicláveis durante este período, aguardando a retomada da coleta seletiva.

O diretor de Limpeza Urbana ressaltou que o grande pilar da Política Nacional de Resíduos Sólidos é a responsabilidade compartilhada, na qual a gestão adequada dos resíduos deve ser feita por todos.

Read Previous

Secretaria de Saúde divulga novo balanço sobre casos de dengue em Campinas

Read Next

Brotas está colorida para receber os turistas na Primavera

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *