Artigo: Crianças com menos brinquedos brincam por mais tempo

Por Thais Marcchi – fonoaudióloga

Em uma sociedade que valoriza, infelizmente, muito o ter e o consumir, devemos fazer uma reflexão sobre.
Em observações e estudos já ­realizados com crianças pequenas nas faixas etárias de um ano e meio até dois anos, constatou-se que as crianças quando são expostas a menos brinquedos ficam mais focadas e entretidas por mais tempo, apresentando uma maior criatividade na brincadeira, explorando mais os brinquedos e dando funções coerentes e adequadas, diferente do que observa-se de uma criança que é apresentada a muitos estímulos e brinquedos de uma única vez.
A criança quando apresentada a muito brinquedos, obtém comportamentos mais dispersos, não mantendo o foco e não se prendendo por muito tempo a nenhum brinquedo. Como são muitos estímulos e variedades os pequenos não conseguem escolher apenas alguns para explorarem, desta forma eles ficam por frações de minutos com um brinquedo para “dar conta” de pegar e utilizar todos. Já as crianças com menos brinquedos, conseguem se divertir de uma forma mais variada com aquilo que escolheram.
Uma dica importante aos pais e cuidadores é que: quando há uma grande quantidade de brinquedos, em casa ou mesmo em escolas ou creches, por exemplo, que seja feito um rodízio na exposição dos brinquedos. Desta maneira, é possível propiciar a descoberta e o explorar do “novo”.
Além disso, também é importante enfatizar o tipo de estímulos e brinquedos escolhidos para a criança. O uso de brinquedos eletrônicos por bebês de 10 a 16 meses atrapalha seu desenvolvimento.
De acordo com pesquisadores, brinquedos com luzes, áudio, palavras e músicas estão associados com uma redução na quantidade e qualidade da aquisição da linguagem, quando comparado com outras que têm a seu dispor livros, brinquedos tradicionais de madeira e blocos de montar. Crianças e bebês quando expostos a brinquedos eletrônicos, há uma menor interação entre os pais e filhos.
O melhor mesmo é brincar ao ar livre. Sempre! Subindo em árvore, fazendo comidinha com folhas e flores, se sujando de lama. A natureza oferece tudo o que uma criança precisa para se desenvolver de maneira saudável e feliz!

Read Previous

Começa I Semana de Prevenção e Controle da Febre Maculosa em Campinas

Read Next

Um ano apenas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *