Decoração de Natal pode ser um perigo para os pets

 

Pisca-piscas e bolas de vidro estão entre os itens mais prejudiciais à saúde dos animais domésticos, alerta veterinário

Enfim o Natal está chegando, é hora de iluminar a casa e caprichar na montagem da árvore. No entanto, quem tem gato ou cachorro precisa tomar alguns cuidados na hora de escolher os enfeites. Segundo o veterinário Jorge Morais, fundador da rede Animal Place, o brilho de alguns itens são muito atraentes para os animais que querem brincar, mas acabam estragando a decoração. O ‘prejuízo’ pode ainda ser maior dependendo do material utilizado na fabricação dos produtos. “As bolas de vidro, por exemplo, devem ser evitadas, principalmente por quem tem cães, pois eles podem ingerir os fragmentos em caso de quebra”, alerta o especialista.

Outro item que pode ser perigoso é o pisca-pisca. “Os fios elétricos devem ficar fora de alcance, pois o pet pode levar choque, se queimar e até se enforcar”, adverte Morais. O ideal, segundo ele, é deixar a fiação no alto e fixá-la bem. Donos de gatos devem observar também a disposição dos móveis. “Recomendo checar a posição de prateleiras, estantes e outros mobiliários para evitar que eles facilitem o acesso do animal aos fios. Na dúvida, opte por guirlandas ou objetos pesados e maiores para não serem engolidos ou derrubados”, orienta.

Para quem faz questão da árvore, Morais também dá algumas dicas. “Para evitar a aproximação dos cães, basta montá-la em cima de móveis, por exemplo. Os gatos, no entanto, não possuem essa limitação, por isso é preciso ter um pouco mais de paciência. Uma ideia é montar tudo aos poucos e bem antes do período de Natal, para que eles acostumem com a presença dos objetos no ambiente”, aconselha.

Funciona como um adestramento, explica o especialista, a exposição gradativa diminui o interesse dos felinos que passam a entender que aquele cenário é parte do dia a dia deles. “Ainda assim, é preciso ficar de olho para que não ocorra nenhum acidente”, pondera Morais. Outra sugestão é oferecer brinquedos adequados para felinos. “Com paciência e tempo, é possível desviar a atenção dos animais e atraí-los para uma outra brincadeira”, finaliza.

Read Previous

Torre do Castelo recebe evento de Natal com música e gastronomia

Read Next

Café da Montanha é o novo parceiro do C. Kamura Express do Cambuí

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *