Emdec ativa sistema on-line para solicitações relativas às multas de trânsito

 

 

Procedimentos já podem ser realizados pelo aplicativo e site da empresa, eliminando o protocolo presencial

Os motoristas autuados nas vias de Campinas já podem realizar os procedimentos relacionados às multas de trânsito de forma remota, por meio do site e do aplicativo da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Pelo novo sistema “Multas de Trânsito”, ativado no dia 14 de agosto, é possível dar entrada nas seguintes solicitações, pelo computador, smartphone ou tablet: Identificação de Condutor Infrator; Defesa da Autuação; Conversão de Multa em Advertência; e Recursos em 1ª Instância (JARI) e 2ª Instância (CETRAN).

Estes serviços estarão disponíveis na opção “Protocolos de Multas” do portal da Emdec; e em “Novo Protocolo” no aplicativo. A funcionalidade “Consulta de Multas”, já disponível no site e no aplicativo da Emdec, fica mantida. Por ela, é possível pesquisar todas as autuações e multas de trânsito municipais do veículo, indicando a placa e o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Esta ferramenta também permite a emissão da segunda via do boleto para pagamento da multa.

Com a ativação do novo sistema, o atendimento presencial para os serviços citados foi desativado na sede da Emdec e também no posto do Poupatempo Campinas Shopping. Os cidadãos que ainda optarem pelo protocolo presencial deverão procurar os postos da Emdec no Agiliza Campinas Barão Geraldo, Campo Grande e Ouro Verde. O atendimento ao público nesses locais está ocorrendo de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h. É necessário apresentar cópias dos documentos exigidos e os respectivos requerimentos já preenchidos.

Também é possível enviar a documentação relativa à opção pleiteada pelos Correios, no endereço Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, Campinas-SP, CEP 13035-270. Na seção “Multas de Trânsito”, do portal da Emdec, estão disponíveis os requerimentos, prazos para tramitação e a relação de documentos necessários para cada solicitação.

O aplicativo da Emdec está disponível para download, gratuitamente, no Google Play (para smartphones e tablets com sistema operacional Android) e App Store (para sistemas operacionais iOS). Para instalar, é preciso acessar a loja de aplicativos correspondente e buscar pela palavra “Emdec”.

Como acessar

No primeiro acesso à plataforma “Consulta de Multas”, pelo site ou aplicativo da Emdec, o usuário deverá realizar um cadastro, indicando o CPF ou CNPJ, nome completo, e-mail e senha. O próximo passo é selecionar o tipo de solicitação desejada: Identificação de Condutor Infrator; Conversão de Multa em Advertência; Defesa da Autuação; e Recursos em 1ª e 2ª Instância.

Na sequência, o usuário deve pesquisar a multa em questão pelo Auto de Infração de Trânsito (AIT) e placa do veículo. O sistema permite apenas um protocolo para cada Auto de Infração.

Para cada uma das opções disponíveis, um formulário específico deverá ser impresso, preenchido e digitalizado para envio. A documentação necessária também deve ser digitalizada e enviada. O sistema permite arquivos nos formatos PDF, JPG e PNG.

A digitalização pode ser realizada pela câmera do celular, desde que o enquadramento permita a completa visualização dos documentos. A ferramenta possui interface intuitiva. Caso o usuário deixe de enviar algum dos documentos exigidos, receberá um aviso para sanar o erro.

Após o envio, os documentos passam por um processo de conferência. Na medida em que o processo avança, o usuário poderá conferir o status da solicitação, também de forma remota.

As dúvidas podem ser esclarecidas pela população pelo telefone 118, na opção 5; ou pelo formulário on-line Fale Conosco Emdec Web, na opção Infrações/Multas.

Read Previous

GP Brasil e Troféu Brasil Caixa são marcados para o Centro Olímpico, em São Paulo

Read Next

Estudo mapeia a recuperação do turismo no Estado de São Paulo 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *